Brasil,

Agricultores: protagonistas da gestão hídrica frente às mudanças climáticas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lilian Munhoz
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Foto: divulgação Foto: divulgação

Os agricultores se destacam como atores-chave, não apenas porque são responsáveis pela produção de alimentos, mas porque têm o potencial de liderar uma mudança significativa na gestão de um recurso cada vez mais escasso.

Segundo dados globais, 70% da água disponível é destinada à agricultura. No México, esse percentual ultrapassa 80% em algumas regiões do norte, onde a implementação limitada de tecnologias de irrigação eficiente contribui para um desperdício de até 40%.

O setor que mais consome água no Brasil é a agricultura. Segundo o Relatório da Conjuntura de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), 50,5% do volume total de água usado no país é destinado à agricultura, principalmente na irrigação com a principal finalidade de complementar o regime de chuvas na produção agrícola.

Em resposta a essa realidade, a Kilimo, uma climatech latino-americana, trabalha diretamente com agricultores, comunidades locais e empresas para transformar as práticas de gestão hídrica nos territórios, adaptando-se às particularidades de cada região e utilizando a tecnologia como aliada para enfrentar esses desafios.

O que significa trabalhar nos territórios?

"Para nós, a territorialidade não é apenas um conceito; é um compromisso ativo com cada bacia e comunidade agrícola. Significa entender as realidades dos agricultores, seus desafios e sua relação com a água para transformar paradigmas", explica Jairo Trad, CEO e cofundador da Kilimo.

Os agricultores são os primeiros a experimentar as consequências da crise hídrica. Sem um manejo adequado da água, suas culturas e comunidades enfrentam enormes riscos. Reconhecê-los como aliados fundamentais na busca por soluções é essencial para avançar rumo a uma segurança hídrica sustentável. Este enfoque também inclui a participação de empresas comprometidas, criando um modelo de colaboração que amplifica o impacto positivo nas bacias.

Inovação para a gestão eficiente da água

A estratégia nos territórios se baseia em três pilares principais que combinam conhecimento local e ferramentas tecnológicas. A conversão da irrigação impulsiona a adoção de sistemas mais eficientes, reduzindo significativamente o desperdício de água. Através de ferramentas baseadas em dados, o modelo de Gestão de Irrigação permite monitorar em tempo real as necessidades hídricas das culturas e oferece recomendações práticas e personalizadas. Por sua vez, a agricultura regenerativa promove práticas que restauram a saúde do solo, aumentam sua capacidade de retenção de água e fortalecem a resiliência climática.

Essas ações integram a tecnologia com um enfoque territorial para garantir que as soluções não apenas otimizem o uso da água, mas também se adaptem às particularidades de cada bacia. Isso assegura resultados mensuráveis que beneficiem tanto as comunidades agrícolas quanto o meio ambiente.

Agir nos territórios oferece oportunidades. Este enfoque permite entender em profundidade as particularidades de cada região e trabalhar diretamente com os agricultores para implementar tecnologias e soluções que realmente respondam às suas necessidades.

Além dos resultados técnicos, essas ações geram um impacto social significativo, fortalecendo o senso de pertencimento das comunidades e posicionando os agricultores como protagonistas na busca pela segurança hídrica.

Para alcançar a segurança hídrica, é preciso trabalhar em equipe. A segurança hídrica é um desafio que exige um enfoque colaborativo. Investir na agricultura local, território por território, não só é benéfico para o meio ambiente, mas também fortalece as comunidades e garante o acesso a recursos hídricos para as gerações futuras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar