Brasil,

Dia do Agrônomo: entenda o papel deste profissional no processo de pulverização frente às novas tecnologias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Cipollari
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Dia do Agrônomo - Canva Divulgação Dia do Agrônomo - Canva Divulgação

Dia do Agrônomo: entenda o papel deste profissional no processo de pulverização frente às novas tecnologias Especialista explica as funções de um agrônomo no processo de pulverização e sua importância para a saúde da cultura e do meio ambiente

Nesta quarta-feira (13), comemora-se o Dia Mundial do Agrônomo, visando homenagear todos os profissionais do setor agropecuário. No processo de pulverização, que consiste em distribuir uniformemente um produto na área plantada, seu papel é fundamental para a garantia da saúde de humanos e animais, bem como a segurança da operação e sustentabilidade do manejo.

Segundo Paulo Villela, mestre em Ciências pela USP, Engenheiro Agrônomo e gerente de Desenvolvimento de Negócios na Perfect Flight, agtech brasileira que oferece serviços de rastreabilidade de aplicações, o agrônomo é essencial ao longo de todo o processo. Durante a análise da lavoura, por exemplo, o profissional responsável poderá direcionar a forma mais eficiente, sustentável e segura de uma operação.

“Ele calcula a dose correta dos produtos e garante que eles sejam devidamente misturados e preparados para a aplicação”, explica Villela. “A precisão na dosagem é essencial para evitar subdoses ou sobredoses, o que pode ser prejudicial para as plantas e para o ambiente”.

O agrônomo também é responsável por planejar e monitorar toda a operação. “Essas etapas envolvem a escolha e a calibração dos equipamentos, bem como a orientação dos envolvidos para o cumprimento das regulamentações e boas práticas no manejo”, afirma.

O especialista ainda ressalta a importância sobre a avaliação dos resultados para verificar a eficiência da aplicação realizada. “A partir dessa avaliação será possível identificar possíveis falhas no tratamento e até a projeção de produtividade com base na sanidade da cultura”, explica.

Quando questionado quais são os fatores considerados ao planejar e executar um processo de pulverização, o especialista respondeu que, primeiramente, deve-se avaliar o objetivo da operação, a cultura em questão e o tipo de produto a ser utilizado.

“A partir daí, são avaliados outros fatores importantes, como as condições edafoclimáticas do local a ser tratado, a escolha da forma de aplicação (terrestre ou aérea) e dos bicos de pulverização”, explicou. “Após a execução, ferramentas de gestão como a Perfect Flight servem justamente para auxiliar na análise da eficiência, performance e sustentabilidade da pulverização realizada”.

Por fim, o especialista ressalta a importância de se adaptar aos avanços tecnológicos nas demandas da agricultura moderna. “(...) a tecnologia representa uma importante aliada a estes profissionais, uma vez que desempenha funções que demandam tempo e permitem que a tomada de decisão seja mais rápida e precisa”.

“Sem a tecnologia não seria possível atender as demandas atuais da agricultura”, afirma. “É a junção entre os engenheiros agrônomos de hoje, as tecnologias que estão surgindo e a dedicação de todos os demais que estão no campo que garantirá a segurança alimentar para o mundo”, conclui.

Sobre a Perfect Flight

A Perfect Flight é uma agtech que presta serviços de monitoramento de pulverizações aéreas de defensivos agrícolas através de uma plataforma digital. O sistema da startup foi construído a partir de cloud computing, fazendo com que ele possa ser executado em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Os mapas do software de aplicação são baseados no Google Maps e permitem que os clientes visualizem em detalhes as faixas de aplicação e os talhões alvo, além das áreas de sobreposição e áreas não cobertas. O programa também possui relatórios sustentáveis que permitem que áreas de restrição como habitações, cidades, criações no campo, culturas vizinhas, colmeias de abelhas ou criações de bicho-da-seda, rios, lagos ou minas sejam preservadas das pulverizações.

A Perfect Flight, cujo sistema foi patenteado nacional e internacionalmente, é uma startup residente dos principais ambientes de inovação no agro, como o AgTech Garage e o Pulse Hub de Piracicaba (SP), além dos escritórios em São João da Boa Vista (SP), Rondonópolis (MT), Luís Eduardo Magalhães (BA) e em Iowa nos EUA .

Sobre Paulo Villela

Mestre em Ciências (USP - Campus Pirassununga), Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho). Atuando diretamente com inteligência agronômica na utilização de soluções tecnológicas integradas, desenvolvimento de mercado, pesquisa e inovação. Atualmente no cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Perfect Flight, startup brasileira focada no agronegócio e na gestão sustentável da pulverização de defensivos agrícolas, responsável pelas prospecções de novos negócios e relacionamentos B2B (Business to Business), com multinacionais, cooperativas, associações, revendas, agtech’s e gestão de grandes contas B2C de cana-de-açúcar e citricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar