Brasil,

Mapa divulga startups vencedoras do desafio de soluções para a cadeia produtiva de grãos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ministério da Agricultura
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Foto: iStock/Mapa Foto: iStock/Mapa

As três startups vencedoras do Smart Farm Mapa Conecta foram anunciadas na última quarta-feira (9), durante um dos maiores eventos do país com foco em inovação para o Agro, o AgroBIT Brasil, em Londrina (PR). Em parceria com Sebrae, AgroValley, Sociedade Rural do Paraná, Go Agritech, Cocriagro e FB Group e apoio da Cotidiano Aceleradora, essa chamada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) buscou soluções para gargalos levantados junto a representantes do setor de grãos.

Além da oportunidade de apresentar os negócios para investidores e empresas do setor, as três vencedoras receberam uma premiação em dinheiro oferecida pela GDM Genética do Brasil, distribuídos da seguinte forma: R$ 6 mil (1º lugar), R$ 2 mil (2º lugar) e R$ 1 mil (3º lugar).

Entre as mais de 40 inscritas, foram classificadas 10 startups para a semi-final. Essas apresentaram as tecnologias e soluções para investidores no dia 8 de novembro. Foram elas: Acronex, Agrointeli, Eureciclo, iCrop, Ignitia, iRancho, MyEasyFarm, NCB Sistemas, Tarvos e Tau Flow.

Veja as empresas vencedoras:

1º lugar: NCB Sistemas - traz uma plataforma tecnológica com um sistema de pulverização de insumos biológicos full compliance, que inclui um software web (bioHUB) que planeja o controle das áreas desejadas, um aplicativo de missão (bioMAPS) que controla toda a operação do hardware (bioBOT) com precisão, que libera o controle biológico. Todo o processo fica registrado na nuvem, permitindo a rastreabilidade integral do processo de forma simples e eficiente.

2º lugar: MyEasyFarm - A startup apresentou uma solução de planejamento e rastreabilidade, formada por dois produtos, ambos ligados à agricultura digital: o MyEasyFarm, que junta os dados do produtor, gera recomendações agronômicas, e avalia tais recomendações, além de gerar mapas de satélites, e o MyEasyCarbon, que mede o armazenamento e emissão de carbono de cada operação agrícola, e ajuda o produtor a tomar decisões que possam diminuir essas emissões.

3º lugar: iCrop - Traz uma solução para a racionalização da irrigação. É um aplicativo de realidade virtual aumentada que traz dados para o produtor sob uma ótica única, auxiliando na tomada de decisões. É realizada a inspeção do equipamento de irrigação, gerando uma ficha de diagnóstico. O sistema entende a realidade do produtor e possibilita a utilização do mínimo possível de água e energia para obter a maior produtividade. O diferencial é que não precisa de sensores de solo, somente uma estação meteorológica para gerar um algoritmo de previsão.

Inovação aberta

O Smart Farm Mapa Conecta é uma das estratégias do Programa Agro Hub Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que visa aproximar agritechs a aceleradoras e investidores, gerando um ambiente propício para networking, transferência de tecnologia e divulgação de novos produtos e serviços que possam atender às demandas e superar limitações do setor agropecuário. São desafios que aproximam potenciais oportunidades de captação de recursos públicos e privados para o desenvolvimento de negócios de base tecnológica voltados para o Agro.

A iniciativa já foi realizada para as áreas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Agricultura Digital, Proteína Animal e Citricultura, e é fundamental para incentivar a cultura tecnológica no setor agropecuário, primordial para o país, seguindo a tendência mundial de desenvolvimento sustentável e Inovação Aberta.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar