Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Professor e pesquisador Sérgio Benvenga aborda fatores decisivos para controle eficaz da traça-do-tomateiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Encontro realizado em Caxias do Sul – RS tratou do manejo da praga que é considerada potencialmente a mais agressiva à produção nacional de tomate

Em um encontro presencial também retransmitido “on-line” envolvendo pesquisadores e agricultores, a convite da companhia Sipcam Nichino Brasil, o pesquisador e professor Sérgio Benvenga proferiu uma palestra a tomaticultores da região de Caxias do Sul. Um dos mais referenciados especialistas em horticultura, Benvenga tratou de fatores ligados à biologia da praga que são decisivos ao controle eficaz da traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). “Esta é hoje a praga potencialmente mais danosa ao tomate”, salientou o engenheiro agrônomo Sérgio Camargo, da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.

Conforme Sérgio Camargo, a praga ocorre o ano todo. Entretanto, salienta ele, torna-se mais agressiva nos períodos de seca e conta com capacidade para ocasionar danos de 70% a 100% da produção de uma lavoura de tomate. “Ela possui significativa capacidade produtiva: cada fêmea consegue depositar de 50 a 130 ovos no período de reprodução”, resume ele.

Lançamento no Sul

A programação do evento de Caxias do Sul também foi dedicada ao lançamento do inseticida Ohkami® no Rio Grande do Sul. Essa solução, de acordo com Freitas, se caracteriza, sobretudo, pelo modo de ação, “único no Brasil” para o manejo da traça-do-tomateiro. “A ação de Ohkami® ocorre por contato e ingestão. O inseticida funciona rapidamente após aplicado. Nos ensaios a campo do pré-lançamento, o controle de populações da praga variou entre 80-90%”.

Também foi destacado que o Ohkami® teve registro aprovado para o controle das traças das crucíferas (Plutella xylostella), que ataca brócolis, couve, couve-flor, repolho, ao qual também apresenta altíssima eficácia de controle.

Outro diferencial da nova solução, acrescenta o agrônomo, que o inseticida não apresenta resistência cruzada com outros produtos empregados no controle da Tuta absoluta. “Ohkami® age ainda sobre a fertilidade de insetos adultos, possui efeito lagarticida em todos os estágios larvais, ação ovicida (controla ovos da praga) e ação repelente”, além da carência de 3 dias, conclui Sérgio Camargo.

Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar