Brasil,

Reaproveitando 600 toneladas de resíduos por mês, Ambiente Verde recebe Origem Sustentável

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Rosinha
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A empresa especializada em reaproveitamento de resíduos da indústria calçadista Ambiente Verde, de Taquara/RS, recebeu hoje (18) a certificação do Origem Sustentável. O programa, criado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) para certificar processos produtivos sustentáveis na cadeia do calçado, é o único no mundo para o segmento. A entrega da certificação ocorreu na sede da empresa.

Segundo Aline Santos, gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, a certificação da empresa no nível Prata é o primeiro passo rumo a voos mais longos. “A Ambiente Verde hoje tem um dia histórico, que marca o avanço em uma jornada de sustentabilidade, que sempre tem um começo, mas nunca tem um fim. A sustentabilidade, nos seus pilares ambiental, econômico, social e cultural é um processo contínuo e é fundamental para a preservação do planeta e também para os negócios. Aliás, a Ambiente Verde, desde sua fundação, em 2011, faz do seu negócio um serviço de sustentabilidade para a cadeia produtiva”, avalia a gestora.

O diretor da Ambiente Verde, Alberto Wanner, destaca que, com a capacidade de reaproveitar mais de 600 toneladas de resíduos do setor calçadista todos os meses, a empresa enxerga a sustentabilidade como parte fundamental do negócio. “Considerando que cada calçado gera, em média, mais de 200g de resíduos reaproveitáveis, nós temos um papel importante em fazer com que esse ‘lixo’ retorne para a cadeia”, conta o empresário, acrescentando que os resíduos reaproveitados são transformados em materiais como laminados sintéticos, palmilhas, expositores e displays. “A certificação do Origem Sustentável reflete todo esse cuidado que temos com a gestão da empresa, na área econômica, ambiental e social. Além de nos trazer um aprendizado importante, pois percebemos que já fazíamos muita coisa em sustentabilidade depois que organizamos os processos para receber a certificação, o Origem Sustentável traz mais competitividade para os negócios”, avalia Wanner.

Origem Sustentável

Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o Origem Sustentável segue 104 indicadores de padrões internacionais em ESG nas dimensões econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, DNV, Intertek, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

Atualmente estão certificadas a Boxprint (Diamante), Caimi&Liaison (Diamante), Bertex (Ouro), Killing (Ouro), Ambiente Verde (Prata), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Perfil Injetados (Prata), Reginato Metais (Prata), Branyl (Bronze), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Schutz (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Vulcabras (Diamante), Calçados Ala (Prata) e Via Marte (Prata). Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar