Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gotejamento subterrâneo, tecnologia que facilita o dia a dia no campo na produção de café arábica

Por Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim

A irrigação localizada já é realidade para muitos cafeicultores brasileiros, pois trás a oportunidade de produzir com mais segurança e qualidade ficando menos dependente de chuva em períodos críticos da cultura como a florada e enchimento dos frutos.

Com intuito de facilitar ainda mais o dia a dia do cafeicultor, o processo operacional das propriedades e redução de mão de obra, a Netafim criou o gotejamento subterrâneo para a cultura do café arábica, tecnologia já validada e consolidada, onde possuímos áreas com mais de 12 anos de instalação em regiões produtoras.

O gotejamento subterrâneo para a cultura do café arábica permite a irrigação e fertirrigação gota a gota diretamente nas raízes, além do maior aproveitamento das operações da fazenda como a colheita, poda, capina, desbrota, varrição de café do chão, incluindo menores danos com roedores e maior vida útil do sistema.

A Netafim possui produtos específicos para o gotejamento subterrâneo, que dispõe da tecnologia antisifão, que impede a sucção de partículas de fora para dentro do emissor. Foram anos de estudo para alcançar o protocolo ideal de enterrio dos tubos gotejadores que não causasse danos nos gotejadores e permitisse mantermos água disponível para as plantas.

Para a realizar o enterrio dos tubos gotejadores recomendamos realizá-los com implemento adequado, respeitando a distância de 30 a 40 centímetros da planta ao tubo gotejador e a profundidade de 10 a 20 centímetros, para que não se tenha risco de estrangulamento das raízes nos tubos gotejadores e ao mesmo tempo tenhamos água disponível para as plantas. Indispensável realizar o enterrio no momento adequado entre 1 ano e 1 ano e meio, para que não se tenha desestruturação das mudas recém-plantadas, e enterrio com solo úmido para evitar torrões de solo e dificuldade de percolação de água.

Além da importância e cuidados no momento do enterrio, é indispensável após o enterrio realizar a aplicação do herbicida Trifluralina via água de irrigação para evitar a intrusão radicular, sendo essa aplicação realizada 2 vezes ao ano, no início do estresse hídrico e após o término chuvoso, pois nesses momentos se tem menos água disponível no solo, as raízes procuram água e entram nos emissores.

O gotejamento subterrâneo para a cultura do café arábica permite produzir mais gastando menos com manutenção e recursos da fazenda. Se você é produtor e se interessou pela tecnologia de gotejamento subterrâneo para a cultura do café arábica procure a Netafim ou os canais parceiros.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo