Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Após um longo período com seguidas altas, mercado do boi gordo fecha abril em queda

Gabriel Zylberlicht

Inteligência de Mercado Nutricorp

A última vez que relatamos queda em um indicador mensal foi em out/2021. Naquele momento, o mercado apresentou grande instabilidade após a confirmação de dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina ou Doença da Vaca Louca. No período, a demanda por carne perdeu força devido a suspensão imediata dos abates para exportação chinesa, gerando um aumento na oferta e, consequentemente, desvalorização do boi gordo. Pois bem, após cinco meses seguidos em alta o indicador novamente apresentou inversão nos preços, fechando abril em um valor médio de R$ 335,06/@, desvalorização de 2,8%MoM. Comparado ao que ocorreu em out/21, a principal causa da queda não foi por conta da redução na demanda, mas sim no aumento da oferta.

Podemos dizer que a desvalorização do animal neste período não é nenhuma novidade ao pecuarista. O mês de abril sazonalmente é marcado pela redução nos índices de chuvas e queda nos termômetros, afetando diretamente a qualidade das forragens nas fazendas. Dessa maneira, a redução na curva de produção dos animais resulta em um aumento nas ofertas de animais aos frigoríficos que, em situação de conforto nas escalas, pressionam por preços mais baixos. O gráfico abaixo baseado na variação mensal nos preços ilustra este cenário.

Outro ponto que podemos destacar no mês de abril é o fechamento do planejamento do primeiro giro do confinamento. Seguindo ainda no preço do boi gordo, os contratos fechados até o momento pregão 05/05/2022 apontam que o animal deve se valorizar nos próximos meses, maio, junho e julho, porém se mantendo abaixo do patamar de 330 reais por @.

Passando para o lado da caneta vermelha, para alívio dos pecuaristas, o milho apresentou forte desvalorização no mês de abril, 11%MoM. Dessa maneira o produtor se viu em um maior poder de compra, ilustrado no indicador de relação de troca abaixo:

Vale ressaltar que desde outubro de 2020 o indicador não apresentava números acima da média histórica. Dentro dessa mesma linha de raciocínio, os dados divulgados pelo Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal da USP (Edição 59, Abril/2022) demonstraram, também, redução no custo das diárias para confinamentos grandes e médios no estado de São Paulo e em Goiás.

Dessa maneira, não dialogando sobre a margem da produção, mas de necessidade de capital de giro, o forte recuo nos custos pode significar um certo alívio na necessidade de caixa para o giro da operação. Por outro lado, é necessário muita cautela e principalmente planejamento de compras/vendas para a saúde financeira da operação. Visando resultados positivos no final, é necessário atenção redobrada na produção como um todo buscando desperdícios mínimos de alimentos e manejos/tecnologias de bem-estar animal para o menor impacto possível nos índices zootécnicos. Além disso, o pecuarista precisa sempre apurar todo investimento possível em tecnologias de manejo, nutrição e genética para maximizar ainda mais sua produção e lucratividade.

Sobre a Nutricorp

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo