SEGS Portal Nacional

Agro

CTC prepara nova geração de cana até 30% mais produtiva

  • Terça, 19 Abril 2022 11:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Série 10000 vai aumentar a competitividade das usinas com ganhos ambientais

Novas tecnologias introduzidas no programa de melhoramento do CTC permitirão o lançamento da série 10000 com variedades com produtividade em torno de 14 a 16 toneladas de açúcar por hectare (TAH) já a partir da safra 2023/24.

A geração 10000 deverá apresentar um salto médio de 30% em produtividade em comparação às variedades atuais. As novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela Companhia vão aumentar a competitividade das usinas, acarretando importantes ganhos ambientais.

“Ao longo dessa e das próximas décadas, a adoção de sucessivas ondas de novas tecnologias elevará significativamente a produtividade e a produção de cana no Brasil”, diz Gustavo Leite, CEO do CTC.

Segundo Leite, a integração de diferentes plataformas tecnológicas pelo CTC terá forte impacto no setor com a introdução de variedades de alta produtividade protegidas contra pragas, plantas daninhas e doenças e, no futuro, sendo plantadas com sementes desenvolvidas a partir de embriões.

Cana do futuro

A área de Pesquisa e Desenvolvimento do CTC conta com mais de 250 pesquisadores, trabalhando fortemente no desenvolvimento das variedades de cana do futuro, com maior produtividade e mais bem adaptadas aos diferentes ambientes de produção de cana no país.

No início da década passada, o CTC ampliou o número de programas de melhoramento genético de um para sete, visando obter variedades adaptadas a todas as condições em que a cana é produzida no país. Simultaneamente, o CTC otimizou os programas de melhorament0 genético, reduzindo o tempo médio de desenvolvimento de uma nova variedade de cana de 15 para 8 anos.

Ao longo da década, novas ferramentas de bioestatística foram introduzidas, proporcionando melhor escolha dos parentais a serem usados nos cruzamentos, entre as mais de 5000 variedades de seu banco de germoplasma – o maior do mundo.

Adicionalmente, a eficácia do processo de seleção das “variedades de elite”, escolhidas em meio a centenas de milhares de candidatos, foram substancialmente aumentadas com a adoção de modernas técnicas, como a seleção genômica, que permite uma identificação mais precisa das características desejáveis que devem estar presentes em uma “variedade de elite”, bem como auxiliando na predição de seu desempenho agronômico.

Como a busca pela produtividade e sustentabilidade não param, o CTC também vem aumentando substancialmente seus investimentos em biotecnologia, visando proteger as “canas de elite” das perdas provocadas por insetos e pela competição com ervas daninhas.

Recentemente, a empresa abriu sua subsidiária nos Estados Unidos, a CTC Genomics, dedicada à edição genômica, nova fronteira do conhecimento no campo do melhoramento genético e que poderá aumentar ainda mais o ritmo de inovação no setor.

Sobre o CTC

O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar. Tem um dos maiores bancos de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 4 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento genético e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.

Criado em 1969, CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mar 04, 2026 Agro

Tempo seco compromete canaviais e soluções biológicas…

Mar 03, 2026 Agro

Mastite no período chuvoso: como o contato com o barro…

Mar 02, 2026 Agro

Híbrido de milho com tecnologia e tratamento de semente…

Fev 27, 2026 Agro

Doenças respiratórias em aves exigem atenção ao manejo…

Fev 26, 2026 Agro

Clima do Cerrado está favorável ao desenvolvimento do…

Fev 25, 2026 Agro

Robô que demonstra pulverização e laboratório prático…

Fev 24, 2026 Agro

Descoberta científica da Biotrop pode redefinir o…

Fev 23, 2026 Agro

Cultural e comportamental: os desafios invisíveis do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version