Brasil,

Cacau no Cerrado é tema de palestra técnica on-line nesta terça

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Breno Lobato
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Na próxima terça-feira (29), a Capacitação em Fruticultura Tropical traz a palestra técnica “Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado”, que será apresentada pelo pesquisador Paulo César Lima Marrocos, da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação do Cacau (UMIPI Cacau). Acompanhe ao vivo, a partir das 9h, pelo canal da Embrapa no YouTube ou na página da Embrapa Cerrados no Facebook.

O pesquisador vai abordar o mercado internacional e nacional de cacau, as importações e, principalmente, a experiência no Cerrado e no Semiárido, regiões onde a cultura tem desafios comuns, ainda que com pequenas diferenças. “Falarei sobre os três tipos de irrigação mais utilizados, os arranjos de espaçamento (de plantas) e as principais cultivares que se destacam ou têm problemas nas duas regiões”, explica Marrocos, que finalizará a apresentação com as perspectivas para o cacau.

A UMIPI do Cacau foi inaugurada em Ilhéus (BA) em 2021, numa parceria entre a Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Embrapa. Serão investidos R$ 4,7 milhões em quatro linhas de pesquisa, além de transferência de tecnologia entre as instituições. Segundo José Marques, coordenador regional de pesquisa e inovação do cacau e membro do comitê gestor da UMIPI pela Ceplac, a Unidade Mista será importante para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau no Brasil.

A Capacitação em Fruticultura Tropical é uma realização da Embrapa Cerrados, Emater-DF e Superintendência Federal de Agricultura DF (Mapa), em parceria com Emater-MG, Emater-GO, Senar e da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Todas as palestras são gravadas e disponibilizadas no canal da Embrapa no YouTube e na página da Embrapa Cerrados para acesso gratuito.

Confira as palestras já realizadas

A primeira palestra técnica da Capacitação teve o tema Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado, realizada em 15 de junho de 2021 pelo pesquisador Fábio Faleiro, da Embrapa Cerrados. A segunda foi Citros: do plantio à colheita, ministrada pelo pesquisador Eduardo Girardi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) em 29 de junho.

Mercado e a comercialização de frutas frescas e processadas foi apresentado por Ana Maria Costa, pesquisadora da Embrapa Cerrados, no dia 13 de julho. A quarta palestra foi realizada em 27 de julho pelo pesquisador João Dimas Maia, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), que falou sobre Uvas de mesa: cultivares, sistemas de produção e mercado.

No dia 10 de agosto, foi abordado o tema Uvas para vinho e suco: mercado, agregação de valor e perspectivas pelo pesquisador Giuliano Pereira, da Embrapa Uva e Vinho. No dia 20 de agosto, o pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), apresentou Frutas vermelhas: sistema de produção de morango, mirtilo e amora-preta.

O tema no dia 8 de setembro foi Fruteiras temperadas: sistema de produção em ambiente tropical, com o pesquisador Paulo Lopes, da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE). No dia 21, o pesquisador Raul Rosa, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ), palestrou sobre Cultivo orgânico: sistemas de produção na fruticultura.

No dia 5 de outubro, o tema tratado foi Fruteiras Nativas: propagação e domesticação, com o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados. No dia 26, o tema foi Banana: cultivares sistemas de produção e mercado, com o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Edson Perito Amorim.

O pesquisador Tadeu Graciolli abordou, no dia 3 de novembro, o Cultivo comercial do abacate. No dia 16, o assunto foi Goiaba: instruções técnicas para o cultivo comercial, tema também abordado pelo pesquisador da Embrapa Cerrados. No dia 30 de novembro, foi a vez da Pitaya: melhoramento genético e sistemas de produção, cuja palestra técnica foi apresentada pelo pesquisador Fábio Faleiro. Já a última palestra de 2021 tratou do Abacaxi: cultivares, sistemas de produção e mercado e ficou a cargo do pesquisador Aristóteles de Matos, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em 14 de dezembro.

A manga foi o tema da primeira capacitação de 2022. A palestra Instruções técnicas para o cultivo comercial da manga foi apresentada pelo pesquisador Tadeu Graciolli. Em seguida, o assunto foi o Sistema de produção do mamão, abordado pelo pesquisador Nilton Junqueira no dia 1° de fevereiro. Ele também apresentou a palestra Graviola: sistema de produção no Cerrado, no dia 22 de fevereiro.

No dia 8 de março, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado, Mario do Carmo Raseira, apresentou a palestra Pêssego: pesquisa, inovação e produção em clima tropical de altitude. E no dia 15, o pesquisador João Tomé de Farias Neto, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), fez a palestra Açaí: cultivares, sistema de produção e mercado.

Também estão agendadas as seguintes palestras, sempre às 9h:

Caju: sistema de produção - Luiz Augusto Lopes Serrano (Embrapa Agroindústria Tropical) - 12 de abril
Melão e melancia: cultivares, sistema de produção e mercado – Jony Yuri (Embrapa Semiárido) – 26 de abril

Assista a todas as palestras da Capacitação em Fruticultura Tropical aqui.

Serviço: Palestra - Cacau: cultivares, mercado e sistema de produção no Cerrado
Quando: 29 de março, às 9h
Onde: https://youtu.be/KZJBziAQOVI


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar