Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

EMBRAPII apoia 3º ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado

Soluções disruptivas que geram valor da lavoura à floresta em pé

São cinco as startups selecionadas para participar do 3º ciclo do “Programa Soja Sustentável do Cerrado – fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento”: Escolhidas entre 54 inscritas, Adapta, Busca Terra, Connect Farm, Green Bug e Maneje Bem oferecem soluções de regeneração florestal, mercado de carbono, mitigação de impacto, conformidade e monitoramento ambiental. As empresas somam-se às dez integrantes do 1º e 2º ciclos para compor um portfólio integrado em favor de uma cadeia de suprimentos da soja sustentável, livre de desmatamento e de conversão da vegetação nativa. Resultado da iniciativa inédita entre o Land Innovation Fund e AgTech Garage, com apoio estratégico da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial –, o programa conta com recurso inicial de cerca de R$2,2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento de receita a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.

O objetivo do programa é enfrentar os desafios da agenda internacional de combate ao desmatamento e mitigação das mudanças climáticas. De acordo com o INPE, a área devastada só na região do Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Oeste da Bahia) corresponde a cinco vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Segundo José Tomé, co-founder e CEO do AgTech Garage, as finalistas podem contribuir para gerar valor da lavoura à floresta em pé e estimular a criação de ações e mecanismos financeiros favoráveis à conservação ambiental.

As startups foram escolhidas a partir dos critérios inovação, maturidade e modelo de negócio, perfil da equipe, impacto ambiental e viabilidades técnica e econômica. O potencial de intercâmbio e a complementariedade entre os projetos também foram levados em conta. No ranking final estão as startups Adapta Consultoria (RJ), especialista em agricultura regenerativa com um plano de viabilidade, treinamento, monitoramento e quantificação de benefício financeiro (tokenização); Busca Terra (SP) com uma ferramenta de gestão e análise integrada de dados e de pagamento por serviços ambientais; Connect Farm (RS) com sua plataforma de inteligência de dados para monitoramento de áreas de vegetação, pastagens e cultivo na propriedade rural; Green Bug (SP) e seu dispositivo IoT para detecção e classificação do som das florestas, com análise geoestatística e orientação para gestores rurais; e Maneje Bem (PR), com o aplicativo de monitoramento ambiental, uso do solo e recursos hídricos, com assistência técnica acessível aos produtores e gestão de dados ambientais. O portfólio é composto por outras dez iniciativas selecionadas nos dois primeiros ciclos.

A EMBRAPII e o Programa

A EMBRAPII é responsável pela conexão entre as selecionadas e as Unidades EMBRAPII para desenvolver os projetos de PD&I que possuam desafios tecnológicos específicos, além de cofinanciar os projetos com recursos não reembolsáveis. “Ao unir o conhecimento de vanguarda de startups às competências técnicas das nossas Unidades EMBRAPII contribuímos para o aperfeiçoamento de processos na agroindústria, reduzindo o impacto ambiental. O Cerrado reúne algumas das maiores bacias hidrográficas do mundo e tem importância fundamental para a biodiversidade do planeta”, afirma Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII.

O terceiro ciclo do programa será uma verdadeira jornada de experiência, com acesso a mentorias estratégicas e técnicas, conexões com executivos do AgTech Garage, troca de experiências com empreendedores, participação em eventos, ampla exposição nas redes sociais e acompanhamento de um time de especialistas composto por integrantes de empresas parceiras com foco no desenvolvimento e escala de soluções que possam contribuir com os objetivos do Land Innovation Fund em fomentar a sustentabilidade na cadeia de suprimento da soja. Também estão previstas aulas masters e apoio técnico-científico de um time de pesquisadores selecionados para o Programa Fellowship Matopiba.

O Modelo EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição 72 Unidades EMBRAPII (distribuídas pelo país), centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação. Mais de 1500 projetos já receberam o apoio da EMBRAPII, totalizando mais de R$ 2 bilhões em investimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo