Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Uma silagem de alta qualidade pode entregar melhores resultados para a produção bovina

A escolha do inoculante correto pode trazer muitos benefícios para o produtor!

E se a utilização dos inoculantes não for somente para manter a qualidade da silagem que você ensila, mas também poder te ajudar a incrementar a produtividade de leite na sua fazenda?

Antes de entrar nessa questão, vale mencionar que a utilização de inoculantes para a silagem são muito importantes, para que haja o estabelecimento de um balanço entre o padrão de fermentação e controle da microbiota.

Dessa forma, durante o processo de ensilagem, é essencial que ocorra uma rápida queda do pH em um curto espaço de tempo, seguido pelo aumento de microrganismos anaeróbios produtores de ácido lático. Além do processo de ensilagem, abertura do silo também é uma etapa muito importante que necessita ser pensada, pois pode afetar a qualidade do material ensilado devido à exposição da silagem a um ambiente anaeróbico. Por isso, é imprescindível que o material em contato com o oxigênio seja capaz de minimizar o crescimento de microrganismos indesejáveis (leveduras) pelo maior período de tempo possível. E para isso, existem algumas estratégias que podem otimizar essas etapas e evitar problemas com relação à qualidade do material ensilado, como o uso de inoculantes a base de cepas bacterianas homofermentativas, heterofermentativas facultativas, heterofermentativas obrigatórias e até mesmo uma combinação dessas cepas.

Para apoiar nesse processo, existem duas espécies de bactérias ácido lácticas que podem ser utilizadas para atingir os objetivos descritos acima, sendo elas: Lactobacillus plantarum(eficiência de fermentação) e a Lactobacillus buchneri (deterioração aeróbica). Obter o domínio rápido e completo da fermentação da silagem por bactérias ácido láticas é o caminho para se obter um alimento de alta qualidade, pois conseguimos maximizar a conservação dos nutrientes presentes na forragem. Com isso, conseguimos entregar para o rebanho uma silagem de alta qualidade nutricional, que irá auxiliar o produtor a melhorar a qualidade da dieta e, em consequência, aumentar os ganhos produtivos da fazenda.

Quando utilizamos inoculantes nas silagens, estamos entregando um grande número de cepas de bactérias, especialmente selecionadas, que irão dominar a população natural de bactérias da forragem e iniciar o processo fermentativo mais rapidamente. “E quando falamos do ECOSYL, especificamente, cada frasco de 2 litros, possui cerca de 10.000.000.000.000 bactérias dos dois tipos mencionados acima. Isso significa que a cada grama de forrageira ou milho tratados, você está acrescentando 100.000 mil bactérias robustas e capazes de atuar na forragem desde a colheita até a abertura do silo”, explica Nathaly Carpinelli da Nutricorp.

Grande parte dos inoculantes encontrados no mercado possuem Lactobacillus plantarum, mas o fato é que a maioria das cepas acabam por não funcionar bem quando utilizadas em um pH de gramíneas frescas ou milho, por exemplo. Tendo a necessidade de diminuir o pH para 5, para que uma ação efetiva ocorra. Além disso, mercados outros inoculantes, tem necessidade de cepas auxiliares para iniciar o processo de fermentação, o que não ocorre com ECOSYL, pois em sua estrutura já estão L.plantarum cepa MTD/1, uma cepa incomum, com características únicas e também L.buchneri que auxilia na estabilidade aeróbica na abertura do silo.

“Esse inoculante age em uma ampla faixa de pH da silagem, (acima de 6,8 e abaixo de 4), e sem a necessidade de cepas auxiliares para iniciar a fermentação, promovendo a multiplicação das bactérias do início ao fim do processo. Tudo isso faz com que o Ecosyl seja diferente e especial", explica Nathaly.

Em resumo, a ensilagem é um método de conservação que está presente no sistema produtivo de bovinos (corte e leite). No entanto, é um processo complexo, composto por diversas fases estratégias para otimizar a conservação das forragens, como a utilização de inoculantes (L. plantarum e/ou L. buchneri), para manter a qualidade do material a ser ensilado, resultando em uma melhoria no desempenho do rebanho.

CURIOSIDADES SOBRE ECOSYL

Há em torno de 10.000.000.000.000 de bactérias em um frasco de 2 litros de Ecoosyl, que é mais do que 1.200 vezes o número de pessoas no planeta Terra;

E por serem tão minúsculas, caberia o equivalente a pelo menos 100.000 bactérias na cabeça de um alfinete;

De todas as bactérias diferentes que podem fermentar as forrageiras, Lactobacillus plantarum é altamente eficiente para o processo fermentativo;

Consideramos elas como “bactérias atletas” pois podem agir na presença de ar (não apenas dentro do silo vedado) e iniciar o processo de fermentação assim que aplicadas a sua forragem. O que dá a você uma vantagem inicial;

Por serem seres vivos, as bactérias se multiplicam cada vez mais, quando adicionadas na forragem, preservando a silagem com ainda mais eficiência.

Sobre a Nutricorp

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio-ambiente. Com mais de 20 anos de mercado, a marca sempre atuou próxima aos produtores e fábricas, atendendo suas demandas com o máximo de expertise e personalização. Pioneira em transformar coprodutos da agroindústria alimentícia em produtos inovadores e eficazes criando novas soluções com foco em nutrição animal e desempenho produtivo na cadeia de ruminantes. Como principal valor, a companhia preza por suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores, entregando e pensando sempre na promoção do melhor e como objetivo, seu desejo é nutrir com inovação as relações na agropecuária, assegurando sabor e saúde, na fazenda e na mesa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo