SEGS Portal Nacional

Agro

Pesca Esportiva: mitos e verdades

  • Quarta, 23 Fevereiro 2022 09:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto de Pesca
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O Núcleo de Comunicação Científica (NCC) do Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conversou a respeito de mitos e verdades sobre a pesca esportiva, com o pesquisador científico, especialista em sanidade de peixes, piscicultura continental, boas práticas de manejo e pesca esportiva, Eduardo Makoto Onata, atuante no Centro Avançado de Pesquisa do Pescado Continental, localizado em São José do Rio Preto.

A atividade, legalmente classificada como pesca amadora e voltada ao lazer e desporto, ainda se depara com muitas dúvidas e visões distorcidas relativas às práticas que a envolvem. Portanto, com o objetivo de esclarecer alguns pontos, Onaka responde às perguntas a seguir.

NCC: Há pessoas que se colocam contra a pesca esportiva porque acreditam que os animais sofrem maus tratos. É mito ou verdade?

Onaka: MITO. Desde que praticada com critérios rigorosos, a pesca esportiva devolve o peixe à água em boas condições de saúde. A pesca esportiva é quase uma filosofia de vida, que visa à preservação do meio ambiente em primeiro lugar, que não mata peixes e que utiliza equipamentos adequados para proporcionar um combate curto, diminuindo ao máximo o estresse, proporcionando uma soltura com o peixe em bom estado de vigor, possibilitando a rápida recuperação do mesmo.

NCC: Dizem que é importante utilizar um equipamento mais pesado para não perder e nem prejudicar muito o peixe. Mito ou verdade?

Onaka: VERDADE. O uso de equipamentos adequados para o tipo de peixe que se pretende capturar é muito importante. Caso um peixe grande seja capturado com equipamento leve, a batalha será mais complicada e demorada, podendo cansar o peixe à exaustão, causando muito estresse e fazendo com que a recuperação dele seja mais demorada. Em casos extremos de estresse, o peixe acaba morrendo horas depois da soltura.

NCC: É mito ou verdade que existem peixes que só comem durante o dia ou só à noite?

Onaka: MITO. Embora existam algumas espécies de peixes que apresentam a atividade de alimentação maior durante o dia ou à noite, eles sempre vão estar à procura de alimento, independente da luminosidade. Uma prova disso é que o anoitecer e o amanhecer são considerados os melhores períodos do dia para se fazer as melhores capturas, pois os peixes parecem mais famintos nesses horários.

NCC: Os peixes, uma vez capturados e devolvidos à água, podem ser pegos mais de uma vez no mesmo dia. Mito ou verdade?

Onaka: VERDADE. É possível se pescar o mesmo peixe mais de uma vez no mesmo dia, desde que a captura, o manuseio e a soltura sejam feitas no menor espaço de tempo possível. Os peixes possuem instinto de se alimentar ou defender o território maior do que a sua memória, que é momentânea. É claro que quanto maior o desgaste que o peixe tiver numa captura, maior será o intervalo de tempo pra ele se recuperar e se “esquecer” de que foi pego.

NCC: “Os pescadores esportistas estão acabando com os peixes dos rios” é uma frase bastante repetida. A afirmativa é verdadeira ou um mito?

Onaka: MITO. Os pescadores esportistas, em sua grande maioria, não levam peixe pra casa e, quando levam, é somente para uma refeição com sua família. Quem acaba com os peixes dos rios são praticantes de pesca predatória, a poluição, o desmatamento, a destruição de habitats, entre outros.

Espera-se que com os esclarecimentos do pesquisador especialista os mitos sobre a pesca esportiva sejam dissipados e as boas práticas da atividade reforçadas para que o lazer e o esporte também possam ser realizados de forma adequada e sustentável.

Pesca Esportiva: mudanças na legislação

De acordo com a Lei da Pesca, nº 11.959, de 29 de junho de 2009, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, a atividade de pesca se classifica como comercial (artesanal e industrial) e não comercial (científica, amadora e de subsistência).

A pesca amadora, também chamada de pesca esportiva, caracteriza-se por ser praticada por brasileiros ou estrangeiros, com equipamentos ou petrechos previstos em legislação específica, tendo por finalidade o lazer ou o desporto.

Desde janeiro deste ano, está em tramitação e será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, proposta para alteração da Lei da Pesca, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que visa diferenciar a pesca amadora da pesca esportiva no Brasil, já que esta última, ainda que considerada uma modalidade amadora, não tem regulação específica e tem maior foco no desporto e lazer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version