Brasil,

EMBRAPII assina novo contrato de gestão e garante mais R$ 2,5 bilhões em inovação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  EMBRAPII
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Modelo de fomento da instituição já atraiu quase mil empresas e superou a marca dos 1.400 projetos contratados

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, a EMBRAPII, acaba de assinar novo contrato de gestão que prevê aporte de R$2,5 bilhões para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de empresas brasileiras. O recurso é oriundo dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; Educação; Saúde e, agora também, o Ministério da Economia. Com isso, passa de 6 para 10 anos o período de contrato com a EMBRAPII, entidade privada, qualificada como organização social, que faz a ponte entre os centros de pesquisa e a indústria nacional. Em sete anos de operações, a instituição já apoiou 1.400 projetos beneficiando quase 1.000 empresas de diferentes portes e setores industriais.

A instituição pratica um modelo de fomento desburocratizado que busca suprir uma demanda do setor produtivo nacional por inovação. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 83% das empresas acreditam que, no pós-pandemia, precisam inovar para crescer ou sobreviver no mercado, das que afirmam inovar, 47% não possuem área de inovação e 67% não tem profissionais dedicados exclusivamente para inovar. Para viabilizar as soluções de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a EMBRAPII disponibiliza às empresas pesquisadores e infraestrutura de seus centros de pesquisa credenciados, chamados de Unidades EMBRAPII (72 distribuídos pelo país).

Além disso, oferece recursos não reembolsáveis arcando com parte do valor total do desenvolvimento do projeto. Em caso de startups, por exemplo, o apoio pode chegar a até 50%. Para a liberação, não é necessário aguardar por edital. A instituição também faz o acompanhamento de metas e prazos estabelecidos no ato da contratação até a conclusão.

Na prática, a empresa que tem uma proposta de projeto e deseja inovar pode buscar diretamente uma Unidade EMBRAPII, de acordo com a área de competência, para apresentar sua ideia e, caso aprovada, o contrato já é assinado e o trabalho iniciado. Os projetos também podem ser desenvolvidos de maneira cooperativa, ou seja, envolvendo mais de uma empresa de diferentes portes, inclusive concorrentes, que possuam uma demanda comum.

“A partir do foco na competitividade do setor industrial brasileiro, a EMBRAPII se tornou um importante player nacional para o desenvolvimento de soluções tecnológicas ao fazer a ponte entre os centros de pesquisa, que integram nossa rede em todo o país, com o setor empresarial”, afirma Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da EMBRAPII. “Estamos muito satisfeitos com o crescimento da instituição e com este novo contrato de gestão junto aos ministérios, o que demonstra que estamos no caminho certo.”

As propostas viabilizadas são das mais diversas áreas e abrangem o desenvolvimento de satélite 100% nacional, robôs de inspeção submarina, novos princípios ativos para tratamento de câncer, tecnologias agro e automotivas, cidades inteligentes, manufatura 4.0, soluções em IoT, iniciativas sustentáveis, equipamentos de saúde e soluções para auxiliar no enfrentamento à Covid-19, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar