Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Livro do Insper Agro Global analisa participação do agronegócio brasileiro no contexto internacional

Em parceria com Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG) e Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), a publicação será lançada nesta quinta (18) em webinar em canal do Insper

Nos últimos 20 anos, o agronegócio brasileiro se consolidou como um personagem essencial no cenário da economia global. As exportações mais do que quintuplicaram, ultrapassando os US$ 100 bilhões em 2020 e alcançando mais de 200 países.

Para discutir esse panorama, o Insper – uma das principais instituições de ensino e pesquisa do país - por meio do Insper Agro Global, centro que analisa os grandes vetores de transformação e a dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial, lança o livro "O Brasil no Agro Global: Reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta".

A publicação é uma parceria com a Fundação Alexandre Gusmão (FUNAG), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), think tank de referência em relações internacionais no Brasil.

Em nove capítulos, o livro reúne textos de 34 autores, entre membros da equipe de pesquisadores do Insper Agro Global, diplomatas e agentes de governo que atuam na promoção do agronegócio brasileiro no exterior em mais de 20 diferentes países. A publicação foi organizada por Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global e do Núcleo Agro do CEBRI, e Leandro Giglio, pesquisador do Insper Agro Global.

Com prefácio de Marcos Lisboa e Alexandre Ghisleni, a obra destaca o quanto o país ainda tem a ganhar com um processo de estreitamento de laços, estabelecimento de acordos e consolidação de parcerias comerciais. "Esperamos contribuir com o debate sobre a inserção internacional do Brasil e a formulação de políticas públicas, privadas e estratégicas para o setor, em âmbito global", afirma Marcos Jank.

O livro apresenta uma análise sobre as principais macrorregiões do planeta que são estratégicas para o agronegócio brasileiro: América Latina, Estados Unidos e Canadá, União Europeia, Rússia, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana, sul da Ásia, China e sudeste da Ásia. ”O leitor terá uma imersão sobre o agronegócio brasileiro no mercado global e o potencial que se revela no quanto o país ainda tem a ganhar com o estreitamento de laços, estabelecimento de acordos e parcerias comerciais", diz Leandro Gilio.

Webinar de lançamento

"O Brasil no Agro Global: Reflexões sobre a inserção do agronegócio brasileiro nas principais macrorregiões do planeta" será lançado no dia 18 de novembro, quinta-feira, às 18h, em evento online transmitido no canal do Insper no YouTube. Também haverá transmissão pelo zoom e o canal do CEBRI. O evento é parte do Ciclo de Debates do Insper Agro Global e contará com a participação de Marcos Jank (Professor Sênior do Insper e Coordenador do Insper Agro Global), Marcio Soares (Apex Brasil), Alexandre Ghisleni (Diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores) e Orlando Ribeiro (Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A abertura será feita por Marcos Lisboa (Presidente do Insper) e o evento será mediado por Julia Dias Leite (Presidente do CEBRI).

Sobre o Insper - O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia, Engenharias, Direito e Ciência da Computação), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. Tem as acreditações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), EQUIS (European Quality Improvement System), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).

Sobre o CEBRI - Fundado há 23 anos, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) é o 2º think tank mais relevante da América do Sul e Central e o principal centro de pensamento e promoção da agenda internacional do país. A instituição prioriza a interdisciplinaridade, a pluralidade e a independência. Por isso, conta com um Conselho Curador diverso e atuante, formado por renomados diplomatas, intelectuais, políticos e empresários, além de um Conselho Consultivo composto por mais de 70 empresas e instituições dos mais diferentes segmentos. Atualmente, o CEBRI possui 12 núcleos de trabalho, que geram debates de alto nível, conteúdo de qualidade e subsídios à formulação de políticas públicas, em temas que impactam a agenda internacional do país. Os núcleos têm o objetivo de contribuir para a construção de uma agenda de desenvolvimento e inserção internacional para o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo