SEGS Portal Nacional

Agro

CRV e Agrifirm propõem reduzir emissões de metano de gado em 1% por ano

  • Sexta, 05 Novembro 2021 07:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcelo Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Programa é resposta à pressão ambiental sobre a pecuária e poderá beneficiar também o Brasil

O Grupo CRV, um dos líderes mundiais em genética bovina, e o Royal Agrifirm Group, que produz compostos e rações alimentares, ambos da Holanda, iniciarão projeto conjunto que visa reduzir a produção de metano por vaca ou boi em até um por cento (1%) ao ano. O projeto é uma resposta à crescente pressão ambiental sobre a atividade da pecuária em vários países, especialmente na Europa. Há cerca de um ano, por exemplo, órgãos ambientais holandeses chegaram a sugerir ao governo daquele país que o rebanho nacional deveria ser reduzido em até 50%.

A pesquisa visa aumentar a compreensão da quantidade de emissões por animal pelo tipo de ração consumida e por raça de gado. As emissões de metano serão medidas em uma das fazendas de eficiência alimentar da CRV na Holanda por meio de “green feeds”, que são estações de concentrado de ração nas quais se analisa a composição dos gases da respiração do animal toda vez que ele visita a estação para se alimentar. A maior emissão de metano dos bovinos se dá pelas vias respiratórias (boca e nariz) dos animais.

“Este projeto mostra que a CRV e a Agrifirm se preocupam e estão dando mais um passo para a sustentabilidade da pecuária”, explica Rudi den Hartog, que lembra que com melhoramento genético e alimentação apropriada, as duas empresas já contribuem para uma pecuária de corte e de leite cada vez mais eficiente e produtiva. Segundo ele, além de permitir o desenvolvimento de novos produtos genéticos e alimentares, o projeto vai gerar novo conhecimento sobre as emissões de metano pelos bovinos. “Os dados atuais são objeto de debate, especialmente na comparação de metano emitido pelas indústrias e os automóveis”, comenta Hartog.

O impacto do estudo será bom também para o Brasil mais à frente, calcula ele: “Aqui ainda não temos tanta pressão governamental ou das ONGs sobre a pecuária, mas com certeza vai crescer”. Ele acredita que mais informação permitirá um debate menos emocional e mais racional a respeito do tema. Ele lembra a importância da pecuária para a alimentação da população e para os negócios do País: “Creio que a população brasileira não aceitaria facilmente uma redução dos rebanhos porque isso poderia impactar no preço da carne e do leite e afetar essa importante parte do agronegócio brasileiro”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 27, 2026 Agro

Manejo biológico impulsiona a produtividade do sorgo

Mar 26, 2026 Agro

Suplementar bovinos no período das águas vale a pena?

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version