SEGS Portal Nacional

Agro

No momento atual do setor sucroenergético reduzir custos de produção é um caminho primordial

  • Sexta, 05 Novembro 2021 18:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Cipollari
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Imagem de Herney Gómez - Pixabay

Aprimorar o manejo de insumos agrícolas nas plantações de cana será fundamental para recuperar produção após seca, geada e incêndios. E a gestão de custo está atrelada a tudo isso

Podemos dizer que pode estar no processo de pulverização de insumos agrícolas a chave para o aumento da produtividade da próxima safra de cana-de-açúcar. Com as previsões anunciadas para a próxima temporada, revelando o impacto direto dos resultados da gestão de recursos hídricos do País, somados ao cenário conjuntural climático, situações que podem fugir ao controle dos produtores, a aplicação de defensivos agrícolas, fertilizantes e maturadores assume novo protagonismo para a administração da produtividade.

De acordo com a União da Indústria da Cana de Açúcar (Única), a retração na produtividade agrícola do atual ciclo foi de 12,8%, com 86,1 toneladas por hectare registradas no último ano vis-à-vis a 75,1 t/ha observadas na safra atual. A primeira e segunda geada ocorrida nos meses de inverno, bem como os problemas com pragas, afetaram cerca de um milhão de hectares, cerca de 11,9% da área disponível para colheita na safra 2021/2022, ou 26,9% da área a ser colhida até o final do ciclo agrícola atual.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) previu, em seu 2º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2021/22, produção de 592 milhões de toneladas da planta. O resultado apresenta uma redução de 62 milhões de toneladas de matéria prima, se comparada à safra 20/21. A entidade responsabiliza as grandes estiagens anunciadas para o próximo ciclo produtivo, além das pragas.

Além disso, segundo o Instituto de Pesquisa e Educação Continuada em Economia e Gestão (Pecege), os gastos fixos ainda são os grandes vilões da lucratividade do setor. Na região Centro-sul, por exemplo, o custo médio total é de R$110,70 por tonelada, enquanto no Norte-Nordeste o produtor gasta R$113,39 a cada tonelada produzida.

Quanto mais equipados, informados e estratégicos estiverem os produtores, com as tecnologias mais avançadas e competentes no enfrentamento dos desafios da produção, melhor para alavancar os resultados em 2022. A saída fica pela utilização mais inteligente dos insumos da produção e pelo aumento da produtividade.

“O gerenciamento da pulverização aérea, por exemplo, é uma das alternativas exploradas pelo mercado para projetar as ações de segurança e garantir menos perdas no período de colheita. Municiado com informações o produtor consegue desenhar toda a rota percorrida pela safra, antecipando e construindo decisões que o aproximam de uma alta produtividade que o fazem gastar menos com insumos”, explicou Diogo Araujo, Desenvolvimento de Negócios da Perfect Flight, plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea.

Somado a isso, a expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que a demanda pela cana-de-açúcar, também em outros segmentos da economia, poderá ser maior, considerando a retomada da rotina nas cidades, após a vacinação total da população. Por isso, a importância de elevar a produção para atender à procura e evitar aumentos.

Por isso, o manejo de insumos agrícolas com inteligência e tecnologia torna-se importante. Não apenas para manter a safra equilibrada em relação a produtos químicos e biológicos, ou para atacar os problemas com eficiência, oferecendo proteção ao plantio, com redução de custos. Mas também para preservar os recursos hídricos e fazê-los aliados em situações de extrema estiagem. Uma vez que o gasto de água é menor, é possível reorganizar e aproveitar melhor o uso em outras etapas do processo de produção.

“Com a recuperação da safra, iremos também observar uma queda no preço final do produto, pois será possível atender às demandas com estoque cheio, menos gastos e, consequentemente, preço baixo. A revolução tecnológica pela qual passa o campo, a cada ano, é essencial para o enfrentamento de complexidades, pois as tecnologias conseguem oferecer dados e previsões ao produtor, que poderá se movimentar pelos cenários, driblando ou equacionando eventuais dificuldades.”, complementou, Diogo.

Sobre Perfect Flight

A Perfect Flight é a primeira e mais completa plataforma de gestão e rastreabilidade de pulverização aérea do mundo. Com escritório em São João da Boa Vista (SP), no Brasil, a agtech presta serviços de monitoramento de aplicações de defensivos agrícolas por meio de plataforma digital e aplicativo mobile que geram eficiência na gestão da produção agrícola e garantem maior assertividade e lucratividade de forma sustentável.

Com alta tecnologia, segurança de dados e precisão, por meio de mapas e índices, os sistemas da empresa estão presentes em mais de 100 cidades dos principais estados agrícolas do Brasil, além da América Latina e possui um escritório nos EUA. Tudo isso, para que a Perfect Flight torne a produção agrícola mais eficiente, rentável, sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente, segurança alimentar e das comunidades rurais.

Fundada pelos empresários e produtores rurais Kriss Corso e Josué Corso, a Perfect Flight tem como sócios o empresário Pedro Buonamici, o advogado Gilberto Theodoro, além de contar com o investimento e participação do sócio-fundador do Grupo Ourofino, o empresário Norival Bonamichi. Inserida no agronegócio desde 2016, a agtech possui o maior banco de dados para pulverização agrícola do mundo, somando mais de 17 milhões de hectares digitalizados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version