Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Bem-estar animal do rebanho é garantido com plataforma Combat, afirma diretor de confinamentos da JBJ Agropecuária

A atenção ao manejo do rebanho, especialmente nos períodos de altas temperaturas, é fundamental para a manutenção do bem-estar animal e conquista da produtividade. Alguns sinais são indicativos de que os animais estão enfrentando estresse térmico. É o caso do menor ganho de peso, elevado consumo de água, respiração ofegante e, até mesmo, o aparecimento de doenças. "A pneumonia é um dos problemas mais comuns decorrentes do estresse térmico, explica o médico veterinário Fernando Sagrado". Há quatro anos como diretor de confinamentos da JBJ Agropecuária, ele pontua que durante as rondas sanitárias, nos períodos mais quentes, é possível observar que a ocorrência dessa e de outras enfermidades se tornam mais frequentes.

Fernando Sagrado encontrou na plataforma Combat Heat Stress Tool Box um facilitador para a gestão dos confinamentos. A ferramenta, desenvolvida pela Phibro Saúde Animal – uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo – ajuda os pecuaristas a identificar e controlar o estresse térmico dos bovinos.

"A plataforma mostra claramente o volume de animais com status normal, médio ou já em estresse térmico naquele dia. Isso é muito importante, ajuda a nos organizar para tomar decisões mais rápidas e assertivas, auxiliando diretamente no manejo", explica o diretor da JBJ.

O balanço diário dos animais é outro ponto positivo enfatizado pelo profissional, justamente pela possibilidade de gerir adequadamente o rebanho conforme suas necessidades antes mesmo de o animal confinado apresentar sinais de estresse térmico – fator fundamental para uma gestão focada no bem-estar animal.

"Desde que começamos a utilizar a plataforma tivemos de fazer algumas tomadas de decisões e, com isso, os animais melhoraram o consumo de ração e não apresentaram estresse térmico ao longo do dia como antes, principalmente em períodos em que a troca de calor era muito alta a ponto de ter animais ofegantes nos confinamentos, o que praticamente zerou. O volume de medicamentos curativos utilizado também diminuiu bastante, já que os animais têm menos estresse e acabam ficando com a imunidade superior ao que tinham antes", comenta Sagrado.

O importante, segundo o médico veterinário, é que o produtor que adote o uso da plataforma Combat passe a realizar as análises periódicas, de acordo com sua realidade, e tome as medidas necessárias para reduzir o estresse térmico. Dentre as ações pontuadas por Fernando Sagrado para mitigar o estresse térmico está a ampliação de bebedouros. Um exemplo são os confinamentos da própria JBJ Agropecuária, que, segundo ele, estão com quase 100% a mais de bebedouros em relação ao período antes da adesão à plataforma.

Sem estresse térmico, rebanho tem melhor desempenho

Apresentada ao mercado em março de 2021, a plataforma Combat Heat Stress Tool Box ajuda, além do bem-estar animal, na rentabilidade dos pecuaristas. "Está comprovado pela ciência que animais com menor nível de estresse térmico se alimentam melhor, ficam menos doentes, utilizam de maneira mais eficiente a dieta e, assim, têm melhor desempenho zootécnico", afirma o presidente da Phibro, Mauricio Graziani. "Combat é uma ferramenta essencial para os pecuaristas produzirem mais arrobas de maneira mais eficiente e ter maior lucratividade com a manutenção do bem-estar do rebanho."

A plataforma Combat foi criada a partir da troca de conhecimento com estudiosos de diferentes regiões, incluindo pesquisadores internacionais. "Essas discussões nos ajudaram a criar uma ferramenta de avaliação do estresse térmico com foco na realidade do país, considerando os tipos de animais e as características do microambiente onde estão inseridos", afirma o presidente da Phibro.

Os pecuaristas inserem informações específicas sobre suas propriedades e, principalmente, sobre os seus animais. Com base em relatórios detalhados e personalizados, a plataforma Combat mensura o nível de estresse a que os animais estão submetidos, além de fornecer uma predição, permitindo aos criadores se antecipar ao problema, mantendo assim o bem-estar dos bovinos e evitando perdas de produtividade.

Para saber mais sobre a plataforma Combat, acesse www.combatheatstresstoolbox.com.

Sobre a Phibro

A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo