SEGS Portal Nacional

Agro

Com uma das maiores áreas irrigadas do País, Paracatu se destaca na produção agrícola

  • Segunda, 18 Outubro 2021 09:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Para potencializar a vocação econômica para agricultura, prefeitura e associação de produtores rurais realiza primeira edição da AgroParacatu. Além de cursos, palestras e seminários, exposição trará novidades tecnológicas em equipamentos de irrigação e demais maquinários agrícolas

Paracatu, cidade do noroeste mineiro que já era destaque nacional no setor de pecuária, nos últimos anos também vem se destacando na produção de grãos, especialmente soja, milho e feijão. Muito desse crescimento na agricultura se deu pelo avanço da rede de irrigação agrária do município. Dados de um estudo concluído em abril de 2021 pela Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor) revelaram que a cidade é a maior do Brasil em irrigação por aspersão. São 71.702 hectares e 1.137 pivôs centrais.

Para potencializar essa vocação agrícola, a cidade realizará entre os dias 7 e 9 de setembro a primeira edição da AgroParacatu, exposição promovida pela Prefeitura Municipal e pela Associação dos Produtores Rurais e a Irriganor, com o apoio do Sebrae Minas. Ao longo desses três dias será oferecida aos produtores rurais da cidade e região uma extensa programação de atividades que incluem: rodadas de negócios, cursos do Senar e da Emater, Seminário Técnico sobre o Futuro do Agronegócio, feira de produtos da agricultura familiar, leilão da Agrounidas, palestras sobre diversos temas e Praça de Alimentação da Agricultura Familiar.

Entre as empresas já confirmadas para a exposição está a Pivot Equipamentos Agrícolas. “Para nós, o noroeste de Minas é uma região extremamente estratégica. Por isso estamos muito confiantes em participar desse evento, que retoma esses encontros presenciais com os produtores, encontros estes, que devido à pandemia, tiveram que ser suspensos ou ser realizados de forma online”, afirma Cauê Campos, CEO da Pivot. Líder nacional em sistemas de irrigação por pivô central, a empresa levará para a AgroParacatu as últimas novidades em equipamentos de irrigação, tratores da Case IH, colheitadeiras e vários outros equipamentos agrícolas.

O gerente de irrigação da Pivot, Silvio Dias, revela outros números que confirmam a importância de Paracatu para o mercado de irrigação agrícola e o sucesso da Pivot neste segmento. “Nos últimos anos, só a cidade de Paracatu registrou um crescimento médio entre 5% e 8% ao ano de sua área irrigada. A expectativa é de que esse número cresça ainda mais, pois só aqui nessa região do noroeste de Minas até o mês julho deste ano vendemos, em sistemas de irrigação e outros maquinários agrícolas, o equivalente ao que foi comercializado em todo o ano de 2020”, afirma.

A presidente da Irriganor, Rowena Betina Petroll, avalia como de grande importância a participação da Pivot nessa primeira edição da AgroParacatu. “Além de sua importância no cenário do agronegócio nacional, Paracatu está no meio de uma importante rota de acesso a três grandes capitais: Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, afirma.

Outra prova da crescente vocação econômica de Paracatu para a produção de grãos, é o anúncio de investimento feito em maio deste ano pela empresa DWG Agronegócio, que irá direcionar R$ 70 milhões para a implementação de um complexo agropecuário que contará com um posto de combustível, restaurante e lanchonete, estrutura para armazenamento de grãos (soja, milho, sorgo e feijão) e um distrito industrial. O empreendimento deve gerar cerca de 270 mil empregos diretos e indiretos.

A feira

De acordo com a líder ruralista, há um bom tempo a região noroeste de Minas carecia de uma feira agropecuária com um caráter mais técnico e voltada para a fomentação de negócios. “A prefeitura [de Paracatu] e nós da Irriganor já vínhamos percebendo a necessidade da realização de uma feira mais técnica. Já temos muitos eventos e exposições voltados para a questão dos rodeios e dos shows, mas nenhum com essa visão voltada para o aspecto mais técnico e com rodadas de negócios”, esclarece a produtora e empresária rural.

Conforme a presidente da Irriganor, a receptividade em relação a AgroParacatu foi tão grande que em menos de três dias todos os cerca de 40 estandes da feira foram comercializados. “Nós surpreendeu muito a enorme procura que tivemos, tanto que muitas empresas interessadas nos procuram depois que já havíamos fechado a contratação de todos os estandes”, comemora a presidente da Irriganor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 27, 2026 Agro

Manejo biológico impulsiona a produtividade do sorgo

Mar 26, 2026 Agro

Suplementar bovinos no período das águas vale a pena?

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version