SEGS Portal Nacional

Agro

Adubação Biológica com Microgeo®️ apresenta aumento superior a 30% de massa verde em pastagens

  • Quinta, 14 Outubro 2021 09:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Resultados foram compilados em diferentes propriedades e Estados do Brasil e apresentados durante o ‘Desafio Microbioma Brasil’ (DMB)

Pesquisas já comprovam que restabelecer o microbioma do solo gera benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Essas melhorias refletem imediatamente nos resultados de qualquer tipo de cultura agrícola cultivada.

Durante a etapa Cerrado Oeste do ‘Desafio Microbioma Brasil’ (DMB), a competição que avalia experimentos que fazem uso da adubação biológica feita através da Biotecnologia Microgeo®, o Supervisor de Desenvolvimento de Mercado, Eng. Agr. Lucio Nunes, apresentou resultados em pastagens de 27 propriedades de 9 Estados diferentes do país.

As análises positivas foram identificadas logo após a primeira aplicação tanto em relação ao aumento de massa verde quanto em massa seca. Um exemplo foi o resultado gerado pela MS Fernandes Consultoria Agrícola, em uma área na cidade de Itapegi/MG. Houve aumento de 1800 kg de massa verde por hectare em relação a área testemunha da Brachiaria decumbens.

Em Nova Canaã do Norte, no Mato Grosso, após a primeira aplicação da Biotecnologia Microgeo®, um produtor identificou o aumento de 21% no desenvolvimento vegetativo da Brachiaria humidicula.

Outros pontos de destaque foram identificados nos resultados das análises bromatológicas dessas gramíneas. A cada quilo de massa verde medida, por exemplo, foi identificado um aumento de 8g de proteína bruta. "Isso é muito importante, porque cada ponto ganho nesse quesito significa menos ração, menos custo ao produtor. O gado é feito para comer pastagem, então o que a gente conseguir proporcionar em pastagem é economia na hora da suplementação animal", explicou Nunes.

Durante a apresentação, o supervisor destacou que hoje pastagens e rebanhos brasileiros usam 19,4% da área do país, o que corresponde a 162,19 milhões de hectares. A integração lavoura pecuária (ILP) tem crescido muito e há projeção para que, em 2030, em torno de 35 milhões de hectares sejam utilizados com o método.

O setor agropecuário é representativo no Brasil, mas melhorias constantes fazem-se necessárias. Solos degradados, limitam a taxa de lotação/área e impactam na lucratividade do sistema. A taxa de lotação média brasileira é de 0,93 UA/ha, a biotecnologia desenvolvida pela Microgeo é inovadora e capaz de auxiliar na reversão da degradação das pastagens com baixo custo e mínimo de operação. “Em um ensaio de Goiás logo na primeira avaliação a gente obteve um ganho de 1,55 UA/ha, só isso já é o dobro da média brasileira. E além do ganho expressivo de massa verde, utilizando a Biotecnologia Microgeo®, foi identificado, em todas as análises, maior acúmulo da matéria seca, o que é muito importante”, completou Nunes.

O Microgeo® é um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico. Na própria fazenda é feita a instalação de uma estrutura chamada de Biofábrica CLC®. Por um processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®), são adicionados no equipamento conteúdo ruminal da região (para preservar a identidade local dos grupos de microrganismos adaptados às condições climáticas da localidade), água não clorada e o produto Microgeo®️ Start. A partir do 15º dia, a compostagem fica pronta para ser utilizada. Após isso, a cada retirada do adubo biológico para aplicação, repõe-se a água e o Microgeo®️.

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version