SEGS Portal Nacional

Agro

Mais de 50 Consultores do Agro em todo o país participam de Desafio e atestam como é essencial a adoção da adubação biológica

  • Sexta, 30 Julho 2021 11:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Resultados mostram a importância do aumento da diversidade biológica para potencializar a eficiência produtiva das culturas.

Entre os meses de agosto e setembro deste ano, serão realizados os fóruns para avaliação dos experimentos conduzidos por mais de 50 consultores participantes da 2ª edição do Desafio Microbioma Brasil (DMB). O programa, idealizado pelos fundadores da Microgeo️, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, é pioneiro no país e foi inspirado no “Plant Microbiome Symposium”. “Voltado às instituições de pesquisa e consultores do agronegócio, o objetivo do desafio é incentivar discussões sobre a importância da diversidade do microbioma do solo para a agricultura e compartilhar resultados obtidos com o uso do adubo biológico produzido com o Microgeo®”, explica o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Microgeo, Paulo D´Andréa.

O desafio acontece em duas etapas: regional e nacional. Os consultores apresentarão seus trabalhos que estão sendo conduzidos em diferentes culturas como milho, soja, cana-de-açúcar, algodão e pastagem, e serão analisados por uma banca de especialistas de renomadas instituições de pesquisa como Embrapa, Fundação MT, Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Estadual de Maringá, Esalq/USP e Rotar Consultoria.

Para o Dr. Fernando Andreote, professor na Esalq/USP, que faz parte da banca avaliadora do Desafio, as pesquisas apresentadas são de altíssimo nível. “Muitas delas, são observações de vários anos da adubação biológica e mostram a importância do efeito cumulativo na reestruturação do microbioma do solo. A cada aplicação o sistema responde apresenta uma série de resultados que potencializam todos os outros manejos que podem ser adotados”, disse o pesquisador.

Na última edição do DMB o trabalho vencedor da região Cerrado Oeste foi do consultor Paulo Asunção, da PA Consultoria. O trabalho avaliou o resultado do uso da Biotecnologia Microgeo® na mitigação dos efeitos prejudiciais do glifosato na dessecação próxima a semeadura da soja e os efeitos positivos no sistema de dessecação antecipada. Na conclusão, a equipe contou que as constatações já eram visíveis no dia a dia e que a pesquisa, que culminou no projeto inscrito no Desafio, pôde quantificar e comprovar os resultados. Entre os pontos destacados estão: a nítida diferença no volume de raiz das amostras que utilizaram a adubação biológica, plantas sem sinais de estiolamento, maior número de nódulos e maior produtividade.

Paulo Asunção e equipe PA Consultoria

Na mesma edição, o ganhador da região Sul/Sudeste foi o consultor Luiz Gustavo Floss, do Grupo Floss. Em seu trabalho, ele apresentou a aplicação de diferentes doses de fósforo na cultura de soja, com e sem aplicação do adubo produzido com Microgeo®.

“Ao final concluímos que, além do aumento da produtividade, o solo tratado com adubação biológica consegue exportar aproximadamente 70% do fósforo aplicado, enquanto em solos mais pobres biologicamente o valor máximo é de 30% de eficiência”, explica Floss.

O consultor acredita que em um futuro próximo vai ocorrer uma transformação na agricultura e iniciativas como o Desafio, alavancam ainda mais esse processo. “Eu tenho certeza de que já estamos num processo de inversão e nos próximos 5, 7 anos a parte biológica será a base dos manejos e determinados defensivos serão usados em situações pontuais para algum controle específico e para evitar perdas nas produções”, diz Floss. Para saber mais sobre o Desafio Microbioma Brasil acesse o site www.microgeo.com.br/desafio/

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version