Brasil,

Inovação e práticas sustentáveis desafiam gestores do agronegócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letícia Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

*Por Roberto Vilela

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma queda recorde de 4,1% no último ano e, ainda assim, o setor do agronegócio foi o único a obter avanços, se tornando em 2020 responsável por mais de um quarto do PIB, elevando sua participação em 6,8%, na comparação com 2019.

O setor tem uma inegável tendência de crescimento, principalmente se buscar se adequar às mudanças de consumo, onde os compradores estão influindo mais intensamente naquilo que consomem.

Um estudo realizado pela Deloitte em 2019, aponta como mega tendência o impacto positivo. Mais de 40% dos entrevistados da pesquisa afirmaram que iniciaram ou aprofundaram o relacionamento com empresas que buscam impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente, se mostrando mais atentos às causas ambientais e preocupados com a origem do que chega em sua casa.

Nesse cenário, onde o crescimento é pautado pela inovação e novas práticas para o fortalecimento sustentável dos negócios, o gestor é desafiado constantemente. Seja em empresas que vendem produtos, sejam em negócios focados em serviços, o fato é que o profissional do agro precisa estar atento à movimentação do setor.

No que diz respeito às inovações tecnológicas, por exemplo, é preciso preparar a equipe e gerenciar os profissionais na implantação de práticas que apoiem a empresa neste processo de crescimento. Entender as inovações é importante, mas mais do que isso, é preciso estar aberto a ouvir e ser um líder preparado para repassar segurança e confiança às equipes. Mais do que isso: o gestor do agronegócio precisa estar em constante atualização, porque o mercado vive uma verdadeira ebulição de oportunidades e novas soluções.

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e a agricultura de precisão são exemplos de práticas inovadoras que utilizam as causas ambientais como motor para o desempenho no setor. Por meio delas o gestor pode otimizar a performance recuperando o solo e as áreas degradadas, aumentando a capacidade de pastagem, reduzindo doenças no gado, aumentando a produtividade em arrobas/hectares, etc. Tais ações integram sistemas e atingem novos patamares tornando possível observar o sistema produtivo de forma ampla e não somente focado no rebanho das propriedades.

Se equilibrada nos pilares econômicos, acompanhada de planejamento estratégico e abertura para o novo, a promoção de uma agropecuária economicamente sustentável não é somente viável, como um viés essencial para resultados que acompanham o bom momento do setor.

Transformar a realidade das empresas com base em boas práticas de inovação e gestão é uma habilidade das empresas que visam fomentar um olhar sistêmico da cadeia produtiva, assumindo seu papel e garantindo a aplicação de estratégias que permitam um futuro melhor para todas as gerações.

* Roberto Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. Mais sobre o assunto pode ser conferido no podcast produzido por Roberto através do link: https://bityli.com/LSwZn.

Sobre o consultor

Roberto Vilela é consultor empresarial e mentor de negócios, especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar