Brasil,

Biosseguridade dentro e fora da granja favorece redução de antibióticos na suinocultura

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Biosseguridade dentro e fora da granja favorece redução de antibióticos na suinocultura

Augusto Heck, gerente técnico comercial da Biomin, compartilha recomendações para garantir a correta sanidade na granja de suínos

Controlar a disseminação de doenças na granja de suínos não é tarefa fácil. E também não existe apenas uma solução para esse desafio. “A prevenção ainda é a forma mais eficaz de preservar a saúde dos animais por meio de uma estratégia concreta de biosseguridade”, explica Augusto Heck, gerente técnico comercial da Biomin, empresa de soluções naturais para alimentação. “A implementação de medidas de biosseguridade ainda impacta em outro assunto importante: o uso racional de antimicrobianos na produção animal”, complementa o especialista.

“Como forma de evitar a adoção de antimicrobianos, sejam eles promotores de crescimento ou terapêuticos, precisamos pensar de forma preventiva em como controlar os agentes disseminadores de doenças, dentro e fora da granja, garantindo o desempenho ideal dos animais. O uso de antibióticos como promotores de crescimento ou para o tratamento de infecções específicas via ração pode provocar mudanças na microbiota intestinal, resultando na emergência de cepas bacterianas resistentes”, explica Heck.

A proteção do plantel começa antes mesmo de entrar na granja, com a adoção de um cinturão verde, barreira física formada por árvores não frutíferas, usadas para diminuir a incidência de agentes infecciosos pelo vento.

“Também é preciso construir cerca de isolamento para impedir o acesso de outros animais, carros e pessoas que não passaram por procedimentos de higienização. Junto à cerca, é essencial ter estrutura, como vestiário ou escritório, na qual os profissionais colocam roupas e calçados de uso exclusivo para a granja, laváveis ou descartáveis. Na produção, a higiene pessoal é fundamental desde a escovação das unhas”, alerta.

O sistema de tratamento de dejetos deve ficar fora da cerca de isolamento e a atenção à distância deve ser redobrada nos momentos de fertirrigação. Essa medida contribui para o controle de vetores de doenças, como moscas e roedores. “Somado a isso, é preciso estruturar um ambiente impróprio para a proliferação de vetores, com destaque para a limpeza e organização dos depósitos de ração. O combate direto também pode ser feito com o uso de ratoeiras e produtos químicos, desde que manuseados com cautela e seguindo orientações técnicas”, destaca Heck.

O conjunto de medidas externas, aliado ao correto programa de vacinação e manuseio de animais doentes, colabora para um plantel mais saudável. “No caso do uso terapêutico, a utilização de antimicrobianos deve ser supervisionada por um médico veterinário e usada por curto período. Outro fator importante é escolher um antimicrobiano que não tenha princípios ativos em comum com a medicina humana, reduzindo assim o risco da resistência bacteriana”, pontua o especialista da Biomin.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar