Primeiro Biofertilizante brasileiro inicia a sua entrada no mercado internacional

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ainah Corrêa
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Vorax® Biofertilizante, que recebeu investimento de R$ 1 milhão na fase pré-registro, teve a sua estreia internacional durante o Congresso Mundial de Bioestimulantes, realizado na Espanha

O Vorax® Biofertilizante, primeiro biofertilizante registrado no Brasil, representou o País durante a quarta edição do Congresso Mundial de Bioestimulantes, que aconteceu de 18 a 21 de novembro de 2019 em Barcelona, na Espanha. Este foi mais um passo importante para a internacionalização do produto da Microquimica Tradecorp, braço da empresa espanhola no mercado brasileiro.

O registro como primeiro biofertilizante brasileiro aconteceu há um ano e seu processo durou seis anos, envolvendo um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em pesquisas, análises e estrutura. Após cerca de um milhão de hectares tratados na safra 2018\2019 no mercado nacional, as expectativas para a entrada do Vorax® Biofertilizante no mercado externo são bastante positivas.

Hoje, avalia-se que o mercado de bioestimulantes esteja movimentando cerca de U$3 bilhões ao ano, sendo a Europa responsável pela maior fatia, principalmente Espanha, Itália e França. Na América do Norte, o mercado está dominado pelos Estados Unidos e, na América do Sul, o Brasil tem grande destaque.

Os novos estudos, que estão embasando o processo de internacionalização do produto, são conduzidos de maneira que mais descobertas sobre o seu uso sejam concretizadas. Na Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP, há pesquisas aprofundadas na composição detalhada e ações do produto nos vegetais. Enquanto a Universidade de Milão está trabalhando com o seu efeito na expressão genética. E, em paralelo, é realizado um amplo estudo de campo com os principais cultivos, entre eles: o pepino, a uva de mesa, a uva de vinho, milho, batata, oliveira, framboesa, beterraba, alface, pera, arroz e trigo, que garantem à empresa um sólido conhecimento da eficácia do produto em diferentes condições climáticas e de cultivo.

“Já se identificou mais de 300 compostos orgânicos diferentes provenientes da fermentação microbiológica do Vorax Biofertilizante. Sem dúvida, o próximo passo será o registro nos principais mercados nos quais a Tradecorp está presente, de forma levar aos agricultores uma solução pioneira e inovadora para a agricultura do século 21 em todo o mundo”, finaliza Camila Levy, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Tradecorp Internacional.

Sobre o Vorax® Biofertilizante

Primeiro biofertilizante registrado no Brasil, o Vorax® Biofertilizante tem ação bioestimulante e é produzido a partir da fermentação biológica do melaço de cana de açúcar. Ele teve o registro concedido em dezembro de 2018, em um processo que levou cerca de seis anos para ser concluído, após muitas pesquisas em várias culturas e investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em pesquisas, análises e estrutura ao longo desse processo de registro.

Com a conquista, a Microquimica Tradecorp pode comunicar de forma clara os ingredientes ativos do produto, sendo o principal um aminoácido chamado ácido L-glutâmico, e os efeitos do formulado no metabolismo vegetal. As doses variam de 30 a 100 ml por hectare e ativam três metabolismos nas plantas, do nitrogênio, do carbono e o oxidativo, gerando maior crescimento e produtividade.

A eficiência do Vorax® Biofertilizante foi comprovada em estudos científicos, com diversas publicações em revistas científicas.

Sobre a Microquimica Tradecorp

A Microquimica Tradecorp é resultado da fusão das empresas, após aquisição da Microquimica pela Tradecorp, do Grupo Rovensa, uma holding com sede em Portugal, com atuação expressiva em Proteção de Cultivos, Nutrição de Plantas e Biocontrole.

A Microquimica Tradecorp é a primeira empresa no Brasil a obter o registro junto ao MAPA de um biofertilizante (conhecido no exterior como bioestimulante), para o produto Vorax®, após um extenso trabalho de pesquisa, em parceria com universidades e fundações, e também de tratativas com o órgão regulador.

Pioneira, disponibiliza desde 2015 um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição da planta e recomendações aos agricultores de ações corretivas.

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica Tradecorp investe também em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini e a Fundação Abrinq.

Para mais informações acesse os sites www.microquimica.com e www.tradecorpdobrasil.com.br