Brasil,

O Futuro do Agronegócio Está na Tecnologia

Por Paulo de Godoy (*)

O setor do agronegócio no Brasil corresponde a 25% do PIB nacional e representa 47,6% do total das exportações do país. Isto significa que, graças à adoção de novas tecnologias no campo, o Brasil deixou de ser um país importador para se tornar um potente exportador.Com base no conceito Agro 4.0, os produtores rurais buscam por tecnologias que permitam que operações diárias, que geralmente levam horas ou até dias, como inteligência preditiva para produção, monitoramento de gado e de plantio/colheita, controle de pragas e meteorologia, sejam realizadas em tempo bastante reduzido.

É por isso que o mercado vem provando que a tecnologia aplicada ao agronegócio está além do conceito superficial de aumento de produtividade. Os mais recentes avanços implementados nesta indústria, como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), ampliam a introdução de maquinário e robôs equipados com machine learning, capazes de analisar e combinar alto volume de dados em tempo recorde, para prover soluções de problemas e melhorar o processo de tomada de decisões. Além disso, é possível também reduzir gastos com combustível, energia, e monitorar maquinário pesado, como tratores, caminhões e colheitadeiras remotamente e em tempo real.

A conectividade ultrarrápida e de baixa latência do 5G será um fator impulsionador para aplicar essas tecnologias em atividades rotineiras, como controle automatizado e monitoramento remoto em tempo real, a partir do aumento da velocidade da internet no campo – um enorme desafio para áreas remotas.

E, sem dúvidas, o Big Data também é indispensável nesse processo de transformação digital na zona rural, permitindo o uso inteligente de dados, adoção de sensores e satélites para monitoramento e predição meteorológica, além de soluções que viabilizam análises e gestão de uma enorme massa de dados.

Atingir um nível de produtividade mais sustentável e eficiente no campo requer soluções que conversem entre si, o que, por sua vez, exige infraestrutura capaz de suportar essa tecnologia revolucionária. Esse processo de inovação é totalmente centrado em dados, que podem chegar a zettabytes em poucos anos. Esses dados precisam ser armazenados, processados e acessados com velocidade e eficiência, a partir da implementação de tecnologias modernas, como o armazenamento em flash e os protocolos NVM-e, que já se tornaram diferenciais competitivos nas principais indústrias.

E, por fim, vale ressaltar que a transformação na cadeia produtiva dessa indústria que se tornou o motor da economia brasileira exige planejamento minucioso, para viabilizar automação, lucro e otimização dos processos, sem gerar mais custos ao produtor final ou ao cliente.

(*) Paulo de Godoy é gerente geral da Pure Storage no Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo