Brasil,

Monitoramento meteorológico talhão por talhão ajuda no planejamento do plantio e diminui perda nas lavouras

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Uso de radares e tecnologia de ponta permite a coleta e a interpretação de dados em tempo real

O clima é uma variável fundamental para o dia a dia do agronegócio. Planejamento, desenvolvimento e colheita das lavouras dependem diretamente das condições climáticas. Com a evolução tecnológica, ferramentas como os radares meteorológicos são aliadas de pequenos e médios produtores, e também de grandes companhias. “Conectados a outros sistemas de aquisição de dados, os radares meteorológicos ajudam no monitoramento das chuvas em tempo real, permitindo seu acompanhamento, além de obter sua distribuição talhão por talhão, com resolução espacial de até 100 metros”, afirma João Castro, gerente de Produto Agroclima PRO, da Climatempo.

Desde o ano passado, a Climatempo, maior empresa privada de meteorologia do país, é a única no Brasil a oferecer as informações de chuva talhão por talhão medidas por radar meteorológico. O Radar Agro, já integrado ao Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0, mede o volume de chuvas em um raio de até 100 quilômetros.

O equipamento é desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, com uso de alguns componentes importados. Instalado em um ponto da fazenda, em uma posição fixa, o Radar emite pulsos eletromagnéticos em todas as direções e é possível programar giros de 360º a cada minuto ou de acordo com a necessidade, a partir da consultoria dos profissionais da Climatempo.

“Oferecemos um monitoramento em tempo real das condições de chuva em praticamente todo estado de São Paulo, com a possibilidade de integrar as imagens de radar com o nosso sistema de alertas. Além disso, nosso sistema permite que o usuário acompanhe a evolução temporal da distribuição das chuvas ao longo da safra na fazenda”, diz Castro.

O serviço do Radar Agro é contratado por área monitorada, com custo anual relacionado. A solução está disponível tanto para pessoas físicas quanto para a aquisição de grandes organizações, cooperativas e outras instituições do segmento. “Temos a possibilidade de entregar essas informações ao usuário diretamente pela plataforma de suporte à decisão Agroclima PRO ou via link WMS (protocolo padrão de imagens georreferenciadas) para que as imagens possam ser integradas a qualquer sistema interno das empresas”, explica o gerente de Produto.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.

Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão. A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços e energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo