Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Explosão do uso de IA no Brasil expõe urgência da alfabetização digital da população

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Luporini
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

   FOTO: Pixabay FOTO: Pixabay

Esse cenário evidencia a adoção acelerada de tecnologias complexas sem a correspondente alfabetização digital da população

A Inteligência Artificial já faz parte da rotina da grande maioria dos brasileiros: 93% da população utiliza, ainda que de forma indireta, alguma ferramenta baseada em IA no dia a dia. No entanto, apesar dessa presença massiva, apenas 54% afirmam compreender de fato o que é Inteligência Artificial, segundo levantamento nacional realizado pelo Observatório Fundação Itaú em parceria com o Datafolha. O estudo traça um panorama revelador sobre como os brasileiros percebem, utilizam e entendem essa tecnologia que vem transformando setores como comunicação, educação, trabalho e consumo.

Na avaliação do professor Lacier Dias, empresário, especialista em estratégia, tecnologia e transformação digital, doutorando pela Fundação Dom Cabral e fundador e CEO da B4Data, os dados mostram que a IA está amplamente disseminada em aplicações cotidianas, como redes sociais, sistemas de recomendação de filmes e músicas, aplicativos de navegação e assistentes virtuais. Mesmo assim, há uma dissociação clara entre uso e compreensão conceitual.

Embora 82% dos entrevistados afirmem já ter ouvido falar em Inteligência Artificial, quase metade não consegue explicar o que o termo significa ou como a tecnologia funciona. “Esse cenário evidencia um fenômeno cada vez mais comum em mercados digitais avançados: a adoção acelerada de tecnologias complexas sem a correspondente alfabetização digital da população”, ressalta o especialista.

Desigualdade

A pesquisa também aponta desigualdades relevantes no entendimento da IA. Pessoas com maior escolaridade e pertencentes às classes sociais mais altas demonstram níveis significativamente maiores de compreensão, o que reforça o risco de aprofundamento das desigualdades digitais e cognitivas no país. “Do ponto de vista tecnológico, esse dado é estratégico: compreender IA não significa apenas saber utilizá-la, mas ter condições de avaliar riscos, impactos éticos, uso de dados pessoais, vieses algorítmicos e efeitos no mercado de trabalho”, afirma Lacier Dias.

De acordo com ele, outro ponto relevante é a ambivalência na percepção da população. Ao mesmo tempo em que os brasileiros reconhecem benefícios da IA, especialmente em áreas como educação, saúde, inovação e produtividade, há preocupações crescentes com privacidade, uso indevido de dados, disseminação de desinformação e ausência de regulamentação clara. “Essa tensão indica um estágio de maturidade inicial do debate público sobre IA no Brasil, no qual o entusiasmo convive com inseguranças legítimas.”

Letramento digital

Nesse sentido, conforme Lacier, o estudo reforça a urgência de políticas estruturadas de educação digital e comunicação pública sobre Inteligência Artificial. “Não se trata apenas de formar profissionais técnicos, mas de promover letramento em IA para a sociedade como um todo, capacitando cidadãos a compreender, questionar e usar a tecnologia de forma crítica e responsável. Em um contexto em que algoritmos influenciam decisões de consumo, acesso à informação e até oportunidades de trabalho, reduzir a distância entre uso e entendimento é um desafio central para o desenvolvimento social e econômico do país.”

O levantamento funciona, portanto, como um alerta e uma oportunidade. “Alerta para o fato de que a IA já está profundamente integrada à vida dos brasileiros, mesmo sem plena compreensão de seus impactos. E oportunidade para governos, empresas, educadores e formadores de opinião investirem em iniciativas que democratizem o conhecimento tecnológico e garantam que a revolução da Inteligência Artificial seja, de fato, inclusiva e sustentável”, complementa o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar