AEO: 5 passos essenciais para adaptar conteúdos na era da IA
- HubSpot lança guia sobre Answer Engine Optimization (AEO) para otimização de conteúdos que podem ser utilizados em ferramentas de inteligência artificial e estratégias de posicionamento digital
- Empresas que implementaram AEO reportam resultados expressivos: até 27% de conversão de tráfego proveniente de motores de IA e 30% mais interações em comparação aos modelos tradicionais de busca
Dados revelam que 60% das buscas no Google terminam sem um único clique. Os usuários obtêm respostas diretamente nos resultados do buscador ou em ferramentas como ChatGPT, Gemini e outros modelos de linguagem de grande escala (LLMs). Essa tendência, conhecida como Answer Engine Optimization (AEO), está redefinindo as estratégias de posicionamento digital e obrigando as marcas a repensarem a forma como geram conteúdo. Pensando nisso, a HubSpot preparou um guia inédito e prático sobre AEO, além de uma ferramenta gratuita de análise, o AEO Grader.
"Otimizar seu conteúdo para motores de resposta é o próximo grande passo em qualquer estratégia de marketing digital. Estamos vivendo um momento único no mercado com todas as transformações que a IA trouxe para as nossas rotinas. Entender como as LLMs interpretam, resumem e apresentam seu conteúdo é essencial para que a sua empresa lidere as conversas nesse novo momento”, afirma Rakky Curvelo, Senior Marketing Manager da HubSpot para o Brasil.
A ferramenta da HubSpot permite avaliar o nível de otimização do conteúdo atual de um site para motores de resposta. Empresas que implementaram estratégias de AEO reportam resultados expressivos: até 27% de conversão de tráfego proveniente de motores de IA e 30% mais interações em comparação aos modelos tradicionais de busca por palavras-chave.
As recomendações fazem parte do Loop Marketing, framework da companhia focado em impulsionar relações contínuas entre marcas e audiências, agora adaptado à realidade dos motores de respostas impulsionados por IA. Para empresas que desejam se posicionar nesse novo cenário, Rakky traz cinco recomendações práticas fundamentais. Confira a seguir:
1 - Estruture conteúdos claros e que respondam a perguntas específicas: Os textos devem seguir uma estrutura simples: pergunta clara, resposta direta e explicação complementar. Essa organização facilita a identificação e extração de informações precisas pela IA.
2 - Fundamente afirmações com dados e fontes verificáveis: Incluir números, estudos, estatísticas e links para fontes confiáveis aumenta significativamente a credibilidade do conteúdo. Quanto mais embasada a informação, maior a probabilidade de ser escolhida como referência.
3 - Construa consenso digital: Promover menções e validações da marca em diferentes domínios, comunidades e redes sociais ajuda os mecanismos de resposta a detectarem consenso sobre a autoridade da empresa em determinado tema.
4 - Aplique AEO em diversos formatos: A otimização não se limita a artigos de blog. Páginas de produtos, seções de ajuda, FAQs e materiais educativos são formatos priorizados pelos motores de IA e devem ser adaptados seguindo os mesmos princípios para que aumente as chances de ser citado.
5 - Monitore e adapte continuamente: Analisar as perguntas mais frequentes do público e atualizar conteúdos de acordo com a linguagem real das buscas é essencial para manter relevância e visibilidade a longo prazo.
Saiba mais sobre AEO Grader (ferramenta gratuita), guia prático sobre AEO e Loop Marketing.
Sobre a HubSpot
HubSpot (NYSE: HUBS) é uma plataforma de negócios que oferece conexão para equipes de atendimento ao cliente de forma unificada, incluindo hubs de engajamento alimentados por IA, um CRM inteligente e um ecossistema conectado com mais de 2 mil integrações do App Marketplace, uma rede comunitária e conteúdo educacional da HubSpot Academy, além do novo framework para profissionais de marketing, o Loop Marketing. A companhia foi eleita como “Melhor CRM para empresas de médio e grande porte no Brasil” pela B2B Stack em 2025, reconhecida pelo G2 como melhor solução em Marketing, Vendas e CRM, e nomeada pelo quinto ano consecutivo no Gartner Magic Quadrant 2025 das Plataformas de Automação de Marketing B2B. A HubSpot conta com mais de 278 mil clientes, como Nuvemshop, ESPM, Cartão de Todos, Eventbrite e Tumblr, em mais de 135 países, que usam a plataforma para atrair, engajar e encantar clientes. Saiba mais em HubSpot.
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