Brasil,

Entenda a corrida para integrar cadeia de suprimentos e IA em meio à pressão por entregas rápidas e personalização

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julia Ronchi
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A inteligência artificial está redefinindo o processo desde o momento em que o cliente faz um pedido até a entrega. Agora, a estratégia é integrar todos os canais de comunicação e venda rumo a uma nova era de agilidade e previsibilidade. A inteligência artificial está redefinindo o processo desde o momento em que o cliente faz um pedido até a entrega. Agora, a estratégia é integrar todos os canais de comunicação e venda rumo a uma nova era de agilidade e previsibilidade.

A corrida por eficiência e personalização está transformando a cadeia de suprimentos em uma das principais frentes de inovação das empresas. Em um cenário de consumidores cada vez mais conectados e impacientes, marcas que ainda operam com sistemas fragmentados e processos manuais correm o risco de ficar para trás.

A solução está na gestão integrada de pedidos e entregas feitas a partir de todos os canais de venda (loja física, e-commerce, marketplace, aplicativo, WhatsApp), também chamada de fulfillment omnicanal, tornando a cadeia de suprimentos (supply chain) mais inteligente, preditiva e centrada no cliente.

Durante anos, o foco das operações omnicanal (estratégia que integra todos os canais de comunicação e venda de uma marca) esteve em reduzir custos e otimizar entregas. Agora, o desafio é outro: antecipar a demanda e personalizar cada experiência.

Com o uso de IA, as empresas conseguem prever picos de vendas, ajustar estoques em tempo real e automatizar decisões complexas de logística. Plataformas de roteirização inteligente, por exemplo, já reduzem em até 40% o tempo médio de entrega, ao recalcular trajetos conforme tráfego, custo e urgência.

A personalização também chegou à etapa de entrega. Modelos de IA analisam o comportamento de compra para sugerir opções de frete personalizadas, o que tem gerado aumento médio de 18% no NPS e crescimento de até 25% no Customer Lifetime Value (CLV).

Apesar dos avanços, as empresas que mais colhem resultados são aquelas que têm estratégia clara para o uso da IA. De acordo com a pesquisa Panorama de 2026 da Amcham, 52% dos executivos afirmam que a definição de prioridades e estratégia é o fator crítico de sucesso para adoção da inteligência artificial.

A integração entre supply chain, omnichannel e IA dá origem ao chamado Intelligent Commerce: um modelo em que dados, logística e relacionamento se conectam para entregar experiências personalizadas em tempo real.

“Não se trata apenas de automatizar, mas de decidir melhor e mais rápido”, reforça Eduardo Glazar, Chief Services Officer (CSO) da Globalsys, empresa referência em soluções de integração e automação para negócios digitais.

Com a pressão por eficiência e agilidade em alta, vencerá quem transformar inteligência em execução. Com foco em inteligência, eficiência e experiência, a Globalsys desenvolve soluções que conectam dados, pessoas e operações, impulsionando negócios a alcançarem novos níveis de desempenho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar