Brasil,

Tecnologia criativa muda perfil dos gamers e impulsiona nova economia digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marco Espanha
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Tecnologia criativa muda perfil dos gamers e impulsiona nova economia digital

Jogadores deixam de ser apenas consumidores e assumem o protagonismo na criação de experiências digitais, impulsionados por inteligência artificial, realidade imersiva e ferramentas colaborativas.

A forma de jogar mudou. Cada vez mais, os gamers estão no centro da criação de conteúdo digital. Com o avanço da tecnologia criativa, que combina inteligência artificial, realidade aumentada, interfaces sensoriais e mobilidade, os jogadores agora também são desenvolvedores, editores e narradores das próprias histórias.

Essa transformação tem sido observada por plataformas especializadas, como a OctoShop, que aponta um crescimento na procura por equipamentos e soluções voltadas à criação interativa. Para se ter ideia, o mercado de gamers representa 14,2% do faturamento total nos últimos 3 meses da empresa.

A produção de conteúdo feito por jogadores, conhecida como User Generated Content (UGC), se tornou um dos principais motores da cultura gamer. “Plataformas colaborativas e ferramentas intuitivas permitem que qualquer pessoa crie mundos, personagens, regras e narrativas. E isso já reflete no comportamento de consumo”, explica Ricardo Steffen, diretor de Crescimento da Octoshop, que aponta produtos como Câmera Insta360 Pro II Esférica VR 360 8K, Flydigi Vader 4 Pro Controle Wireless e BoboVR S3 Pro Super Strap como os mais vendidos na plataforma.

Jogos com realidade virtual e aumentada deixaram de ser novidade e passaram a integrar a rotina de muitos gamers. A tendência agora é a integração entre corpo, ambiente e narrativa. Com interfaces que respondem a gestos, voz e movimento, os jogos se tornaram experiências interativas que o jogador pode criar e modificar em tempo real.

A IA já faz parte do processo criativo de muitos jogadores e desenvolvedores. Com ela, é possível gerar personagens, roteiros e cenários em poucos minutos. A tecnologia não substitui a criatividade humana, mas amplia as possibilidades, além de tornar o desenvolvimento de jogos mais acessível, inclusive para quem está começando.

“Com equipamentos portáteis cada vez mais potentes, muitos gamers produzem conteúdo de onde estiverem: em casa, no transporte ou em eventos. Streaming, edição, design de jogos e publicação podem ser feitos direto de um celular ou tablet, o que aumenta a autonomia dos criadores e movimenta uma nova economia digital”, revela o diretor.

Os jogos também se tornaram uma forma de expressão. Criadores usam mecânicas e narrativas para falar de temas como saúde mental, meio ambiente, identidade e desigualdade. Essa função social do jogo só cresce, impulsionada por tecnologias que permitem criar com mais liberdade e alcance.

O cenário gamer deixou de ser apenas sobre gráficos e performance. A nova tendência é a criação ativa. “Acompanhamos esse movimento, observando uma geração de jogadores que quer mais do que jogar: quer participar, produzir e transformar o próprio jogo. E no centro dessa mudança está a tecnologia criativa, que dá aos gamers as ferramentas para imaginar, construir e compartilhar suas próprias realidades”, conclui Steffen.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar