SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Por que a tecnologia ignora os recém-formados? Desafios e perspectivas para jovens em busca do primeiro emprego na área

  • Sexta, 02 Mai 2025 18:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Lamas
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

37% dos gestores preferem investir em soluções de inteligência artificial ao invés de contratar recém-formados

O mercado de trabalho tem apresentado uma série de desafios para os profissionais recém-formados. De acordo com uma pesquisa realizada pela Intelligent.com, 1 em cada 7 empresas pode deixar de contratá-los este ano, pois afirmam que, quando o fazem, essas admissões fracassam pela falta de motivação ou iniciativa (50%), falta de profissionalismo (46%), habilidades de comunicação precárias (39%), dificuldades com feedback (38%) e habilidades inadequadas para resolução de problemas (34%). E há outro dado ainda mais agravante: um estudo da Hult International Business School aponta que 37% dos gestores preferem investir em soluções de inteligência artificial ao invés de contratar recém-formados.

Quando é feito um recorte para o mercado de Tecnologia, há outro desafio adicional: o buraco entre a oferta de empregos e a quantidade de alunos formados na graduação ou ensino técnico. De acordo com o Relatório Perspectivas do Mercado de Trabalho do Macrossetor de TIC, da Brasscom, há um descasamento de 30,2% entre a demanda e a oferta por profissionais de Tecnologia. Enquanto entre 2019 e 2024 surgiram mais de 665 mil vagas, seja para empregos formais, informais ou prestação de serviços, ocorreram pouco mais de 464 mil formações nos cursos de graduação e técnicos dentro do mercado de TIC.

“A prática de assistir continuamente os alunos durante os cursos de capacitação até ingresso no mercado estabelece um vínculo sólido entre os jovens e os empregadores, garantindo que se adaptem às demandas do mercado e atendam às necessidades da empresa. O acompanhamento constante após inserção no mercado também é válido para assegurar que os profissionais se sintam assistidos, amparados e possam desfrutar do acesso a conversas construtivas e perspectivas de crescimento”, defende Ana Letícia Lucca, Especialista em Gestão Estratégica de Carreiras e CRO da Escola da Nuvem, uma organização social sem fins lucrativos que busca formar e empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de Tecnologia.

Segundo ela, os recém-formados que querem ingressar e crescer no setor de TI enfrentam uma série de desafios que precisam ser analisados pelas empresas. A ausência de suporte ao longo da carreira pode resultar na falta de infraestrutura adequada, dificuldades na criação de contatos, na baixa adaptabilidade e, consequentemente, na perda da oportunidade de desenvolvimento. A especialista acredita que a falta de apoio e incentivo às pessoas recém-formadas pode embasar a expressiva dificuldade dos empregadores em contratações bem-sucedidas, bem como representar um déficit educacional no cenário nacional.

Quando se olha o recorte da diversidade no mercado de Tecnologia, isso é ainda mais crítico. O relatório da Brasscom também mostrou que, em 2023, somente 17,9% das profissionais formadas eram mulheres, frente a 82,1% que eram homens. Além disso, 48,1% dos profissionais eram brancos, frente a 32,6% negros; 1,6% amarelos e 0,3% indígenas. Há ainda 17,4% não declarados. “Jovens de grupos minoritários têm pouco acesso à educação de qualidade ou oportunidades de formação nas áreas de TI. O suporte contínuo de pessoas recém-formadas permite que as empresas avaliem o contexto atual e realizem iniciativas promovendo a formação de equipes mais plurais e inovadoras. Programas estruturados, como os oferecidos por organizações comprometidas com diversidade e inclusão, auxiliam na transição da formação para o mercado de trabalho, promovendo empregabilidade e retenção de talentos”, comenta Ana Letícia.

Ainda segundo a especialista, as barreiras financeiras para cursos, treinamentos e equipamentos formam um desafio de infraestrutura durante a jornada de busca por conhecimento e técnicas específicas para inserção no setor. Ela ainda lembra que a necessidade de rápida adaptação ao ritmo acelerado que a indústria exige reflete na falta de experiência, capacitação e integração na cultura do ambiente corporativo.

“Ainda existe o desafio que a volta ao trabalho presencial implica e dificulta a participação de jovens que residem em locais distantes dos grandes centros tecnológicos. A assistência orientada de recém-formados, em especial aqueles pertencentes a grupos menos favorecidos, reforça a necessidade da construção de um setor tecnológico brasileiro mais inclusivo. O investimento em formação técnica e desenvolvimento de novas habilidades com direito a uma supervisão ao longo da jornada, antes, durante e após entrada no mercado de trabalho, possibilita a contratação eficiente de profissionais talentosos e preparados. Podemos transformar o segmento de TI a partir de múltiplas perspectivas e capacidades, como também criar um futuro mais justo e igualitário para todos”, finaliza Ana Letícia Lucca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 04, 2025 Info & Ti

Samsung celebra 15 anos de inovações em tablets no…

Dez 04, 2025 Info & Ti

Óculos de Realidade Aumentada se consolidam em 2025…

Dez 04, 2025 Info & Ti

XPG lança nova série de memórias para jogos ARMAX DDR5

Dez 04, 2025 Info & Ti

Agentificação: tornando o artificial visível

Dez 03, 2025 Info & Ti

Como a tecnologia impulsiona pequenos negócios no fim…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Fechar a tampa do notebook sem desligá-lo pode causar…

Dez 03, 2025 Info & Ti

Lockers inteligentes transformam a experiência em…

Dez 03, 2025 Info & Ti

WatchGuard antecipa as principais tendências de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

IA em movimento: os cinco avanços que estão redefinindo…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Brasileiros priorizam resistência na hora da escolha de…

Dez 02, 2025 Info & Ti

Apresentando o Galaxy Z TriFold: o formato do futuro da…

Dez 02, 2025 Info & Ti

[Guia do Usuário] Galaxy Watch8: recurso Treinador de…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Cinco dicas para garantir segurança e conformidade com…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Figma lança integração com Gemini 3 Pro no Figma Make

Dez 01, 2025 Info & Ti

Falsos alarmes chegam a 98% das ocorrências e aceleram…

Dez 01, 2025 Info & Ti

Zup lança trilha de capacitação em tecnologia para…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version