SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Empresas que apostam na humanização da IA aumentam retenção de clientes em 30%

  • Quarta, 26 Março 2025 18:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Glinka
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Segundo especialistas, a comunicação humanizada faz com que os clientes se sintam valorizados e compreendidos, o que é fundamental para construir relacionamentos de longo prazo

A inteligência artificial já deixou de ser um conceito futurista para se tornar uma ferramenta essencial no desenvolvimento de startups. No entanto, a corrida pela inovação muitas vezes ignora um fator determinante para o sucesso de qualquer produto ou serviço: a experiência do usuário e a conexão humana.

Cada vez mais, especialistas defendem que a verdadeira revolução da IA não está apenas na capacidade de processar dados rapidamente, mas na habilidade de entender o contexto e as emoções do usuário. Segundo Fábio Tiepolo, CEO da PsycoAI, healthtech especializada em agentes de IA para saúde e recursos humanos, startups que priorizam apenas a eficiência algorítmica sem considerar a empatia acabam criando soluções frias e desconectadas da realidade do consumidor.

"A verdadeira inovação não é só tecnológica, mas também humana. A IA precisa entender emoções, adaptar respostas e gerar interações mais próximas da experiência real com um profissional. Essa conexão é o que transforma uma tecnologia promissora em algo que realmente impacta vidas", destaca Tiepolo.

De acordo com a HiverHQ, empresas que adotaram comunicação personalizada orientada por IA tiveram um aumento de 30% nas taxas de retenção de clientes. “Isso ocorre porque a comunicação personalizada faz com que os clientes se sintam valorizados e compreendidos, o que é fundamental para construir relacionamentos de longo prazo”, explica o especialista. Para a rede de clínicas Dr. Consulta, a IA reduziu em 30% o tempo de triagem dos pacientes e ajudou a aumentar o nível de satisfação para 95%.

“Logo no primeiro mês após a implantação da IA, alcançamos um crescimento impressionante de 280% na captação de pacientes para nossas linhas de cuidado. Esse avanço permitiu que nossa equipe fosse redirecionada para áreas de maior valor assistencial, proporcionando um cuidado mais dedicado e humanizado”, conta Gabriela Saito, Gerente de Linhas de Cuidado do Dr. Consulta.

A discussão no Techstars Startup Weekend

O debate sobre IA e empatia ganhará ainda mais força no Techstars Startup Weekend, um dos maiores eventos de inovação do mundo, que acontece de 22 a 24 de agosto, no Sebrae Curitiba. Durante o evento, empreendedores, desenvolvedores e especialistas em tecnologia irão se reunir para criar soluções inovadoras – muitas delas baseadas em IA.

A PsycoAI será uma das patrocinadoras do evento e levará sua expertise sobre o tema para os participantes. “Os desafios que enfrentamos demonstram que o futuro da IA depende de integrar tecnologia com um toque humano, uma abordagem que já está transformando setores críticos. Só assim podemos criar produtos que realmente façam a diferença”, afirma Fabio Tiepolo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Nov 13, 2025 Info & Ti

Tecnologia Serpro amplia proteção aos apostadores

Nov 13, 2025 Info & Ti

Chat commerce e IA impulsionam vendas de fim de ano:…

Nov 13, 2025 Info & Ti

Empresas aceleram a digitalização com IA e tornam a…

Nov 13, 2025 Info & Ti

TeamViewer lança Agentless Access para simplificar e…

Nov 13, 2025 Info & Ti

A nova era da computação no Brasil: entre o 6G, IA e…

Nov 12, 2025 Info & Ti

Cresce o uso de energia de backup no Brasil

Nov 12, 2025 Info & Ti

Entenda a corrida para integrar cadeia de suprimentos e…

Nov 12, 2025 Info & Ti

IA nas vitrines: inteligência artificial redefine o…

Nov 12, 2025 Info & Ti

Samsung revela dicas para escolher a TV ideal na Black…

Nov 11, 2025 Info & Ti

Vulnerabilidades de outubro expõem riscos em sistemas…

Nov 11, 2025 Info & Ti

Tecnologia premium com consciência ambiental, o impacto…

Nov 11, 2025 Info & Ti

Programa Compre & Teste, da Samsung, oferece tempo…

Nov 11, 2025 Info & Ti

Nova vitrine do marketing digital: Retail Media ganha…

Nov 10, 2025 Info & Ti

OPPO anuncia Black Friday com descontos de até 30% em…

Nov 10, 2025 Info & Ti

O serviço disponibiliza produções que despertam o…

Nov 10, 2025 Info & Ti

Transformação digital: por que a qualidade dos dados é…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version