Brasil,

Ferramenta desenvolvida por adtech alcança até 92% de eficácia contra fraudes

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Setor de finanças registrou uma exposição à fraude de aproximadamente US$2,6 bilhões no último ano

Desenvolvido pela AdGrowth, adtech de mobile marketing com foco em aquisição de novos usuários e rentabilização para aplicativos móveis, o Verify Traffic é uma tecnologia que alcança até 92% de eficácia contra fraudes, identificando tentativas de trapaças no sistema e o bloqueio de contas falsas. Com essa ferramenta, os operadores conseguem ter autonomia para otimizar o tráfego da campanha e bloquear sites IDs fraudulentos em tempo real.

Conforme levantamento feito pela AppsFlyer, plataforma de atribuição e análise de marketing móvel, no último ano, a fraude de instalação gerou uma exposição financeira (quantia de dinheiro que poderia ser perdida caso não houvesse proteção contra fraude) de US$5,7 bilhões em todo o mundo. O setor de finanças foi responsável por quase 50% da exposição total à fraude, chegando a aproximadamente US$2,6 bilhões, sendo a América Latina responsável por US$650 milhões.

“Durante o primeiro semestre de 2022, cerca de 48% das tentativas de fraude de identidade foram em apps de fintechs, somando quase 4 milhões de ocorrências”, comentou Bruno Niro, COO & founder da AdGrowth. Segundo estudo feito pela empresa de tecnologia PSafe, até maio de 2022, cerca de 3,6 milhões de fraudes foram registradas dentro de apps de bancos em todo o Brasil.

De acordo com o mesmo levantamento feito pela AppsFlyer, entre janeiro e fevereiro de 2023, a maior taxa de fraude de instalação de aplicativos aconteceu na categoria de finanças, com uma taxa de 34,91% em dispositivos Android. “Grande parte das fraudes são praticadas por pessoas que criam usuários falsos em dispositivos falsificados”, explicou Niro. “A internet propicia um ambiente fértil para os fraudadores ampliarem os seus esquemas de fraude mobile, por conta disso, desenvolvemos o Verify Traffic, que diminuirá drasticamente esses números”, exaltou o CEO.

As tentativas de burlar os sistemas mobile são cada vez mais sofisticadas e, atualmente, são categorizadas em duas formas principais: Attribution Hijacking e Fake Installs.

A Attribution Hijacking se baseia em métodos que utilizam usuários reais, sejam orgânicos ou não orgânicos, para manipular os fluxos de conversão de atribuição. Nesse tipo de fraude, são utilizados falsos relatórios de cliques para injetá-los em diferentes pontos ao longo da jornada do usuário, a fim de roubar o crédito pelas instalações e usuários fornecidos por outras fontes de mídia. Essa forma de fraude é particularmente difícil de ser detectada, uma vez que utiliza usuários reais e pode resultar em perdas financeiras significativas para as empresas contratantes.

Já na categoria de Fake Installs, toda a jornada do usuário é falsa, desde as impressões até os eventos in-app. Nesse tipo de fraude, os golpistas utilizam métodos como a criação de bots para simular ações humanas, a fim de gerar falsos números de instalações e usuários. Essa forma de fraude é mais facilmente identificável, mas ainda assim pode causar grandes prejuízos financeiros para as empresas, além de prejudicar a reputação e a confiança do público em relação aos aplicativos fraudulentos.

“Para combater esses tipos de fraudes, as empresas precisam estar atentas e investir em soluções de segurança e monitoramento de tráfego para identificar padrões suspeitos e prevenir atividades fraudulentas”, esclareceu Niro. “Além disso, a transparência entre as partes envolvidas é essencial, para que seja possível rastrear e validar os dados de instalações e conversões, garantindo que o investimento em publicidade mobile esteja sendo direcionado de forma correta e segura”, concluiu.

Conheça os métodos de Attribution Hijacking:

Hijacking de Instalações: Os fraudadores se apropriam do crédito por uma instalação que foi gerada por outra fonte de mídia, através de técnicas como o envio de relatórios falsos de cliques ou a injeção de dados de referência falsos. Com isso, a instalação é erroneamente atribuída ao fraudador, que obtém o lucro correspondente.

Click Flooding: Os fraudadores enviam uma grande quantidade de relatórios falsos de cliques, em nome de dispositivos reais. Quando o dispositivo real faz o download do aplicativo, o sub-publisher é falsamente creditado pela instalação. Esse tipo de fraude é particularmente difícil de ser identificado, uma vez que é difícil distinguir entre os cliques falsos e os cliques reais.

Conheça métodos de Fake Installs:

Device Farms: São locais que utilizam dispositivos móveis reais para clicar em anúncios e fazer o download de aplicativos, enquanto se escondem atrás de endereços IP falsos e novos IDs de dispositivos. Ou seja, é como se uma grande quantidade de usuários reais estivesse baixando o aplicativo, mas na verdade são apenas alguns dispositivos que estão simulando essa atividade.

Bots: São códigos maliciosos que executam ações específicas, como enviar cliques, instalações e eventos in-app para instalações que nunca ocorreram de verdade. Embora alguns Bots possam ser baseados em dispositivos reais, a maioria é baseada em servidores, o que os torna ainda mais difíceis de serem detectados.

No levantamento da AppsFlyer, a fraude de bots excedeu 60% em todas as atividades: finanças, compras, entretenimento, viagens, social e jogos. “O impacto das fraudes em 2022 foi gigantesco em todos os setores de forma global, uma ferramenta como o Verify Traffic é inevitável nesse mercado e ficamos orgulhosos de ser exclusiva da AdGrowth”, finalizou Niro.

Sobre a AdGrowth

A AdGrowth é uma adtech de mobile marketing com foco em aquisição de novos usuários e rentabilização para aplicativos móveis. Fundada em 2019 pelos sócios Bruno Niro, Thiago Cavalcante e Tiago Brandão, a AdGrowth ocupa atualmente uma posição privilegiada ao liderar a inovação na publicidade mobile brasileira.


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