Marketplaces contribuem para crescimento de e-commerce no Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Albero
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Acesso fácil à tecnologia, sistemas de pagamento bem desenvolvidos, programas de fidelidade e logística ágil são vantagens

Um levantamento recente da CupomValido mostra que o Brasil lidera o ranking de crescimento das vendas online no mundo. De acordo com a pesquisa, o mercado brasileiro deve aumentar 22,2% neste ano e estima-se um incremento das compras online de 20,73% a cada doze meses entre 2022 e 2025. A expectativa é quase duas vezes maior que a média mundial, que é de 11,35%.

Não é a primeira vez que o Brasil aparece em posição de destaque. O relatório E-commerce Latam, publicado pela empresa de pagamento PayU, apontou que o Brasil tem o maior e mais desenvolvido comércio eletrônico da América Latina.

“O e-commerce caiu no gosto do brasileiro e as vendas online aumentaram muito durante a pandemia. Colabora para isso o fato de termos um grande consumo de smartphones no país - com mais de um aparelho por habitante, o que facilita o acesso à internet-, tecnologias de pagamento bem desenvolvidas, investimentos em logística de última milha e um cenário bastante favorável para o desenvolvimento de marketplaces”, diz Raphael Mello, CEO da LTM, líder no segmento de fidelidade B2B2C, com o maior e mais completo marketplace omnichannel de recompensas do Brasil.

As vendas online registraram R$ 161 bilhões de faturamento em 2021, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. O número de pedidos aumentou em 16,9% com 353 milhões de entregas, conforme levantamento da Neotrust, e o ticket médio atingiu R$ 455,00 por compra.

As expectativas para esse ano continuam promissoras, mesmo com a inflação e a evolução do PIB. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta crescimento de 12% para o e-commerce brasileiro em 2022.

Para Mello, o setor de marketplaces contribui muito para o sucesso do e-commerce no Brasil, já que responde por quase 80% de participação do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer), segundo o Ebit|Nielsen.

“A frequência alta de visitantes, o alto volume de busca por diversos produtos, a estrutura tecnológica, facilidade de pagamento digital e programas de fidelidade são alguns dos diferenciais que tornam o marketplace atraente para vendedores de diferentes portes, democratizando a venda online no país”, lembra Mello.

Sobre o Grupo Vertem e a LTM

A Vertem é a primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas para ajudar empresas a expandir seus resultados por meio da transformação digital. Em um processo coordenado entre as áreas de Loyalty, Data e Tech, a Vertem destrava novas possibilidades de soluções corporativas e interdependentes, para impulsionar ecossistemas de negócios de forma integrada e funcional.

A LTM é líder no segmento de fidelidade B2B2C, com o maior e mais completo marketplace omnichannel de recompensas do Brasil. Com 13 anos de mercado, conta em seu portfólio com grandes clientes, como Santander, Unilever, Vivo, Shell, Porto Seguro, Tokio Marine e Avon. A empresa cuida de toda a gestão de programas de fidelidade, desde a campanha até a entrega dos prêmios ao consumidor final.

Possui um portfólio completo de soluções para o desenvolvimento e gerenciamento de programas de incentivo e fidelidade. Oferece produtos e ferramentas exclusivos para o resgate de prêmios on-line e off-line, que atendem às diversas necessidades dos programas de relacionamento, incentivo e fidelização. Com mais de 1 milhão de opções de prêmios, dispõe de experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.

Fazem parte da Vertem, além da LTM, as startups Aberto, focada na segmentação de ofertas diretamente no PDV; Devpartner, que provê tecnologia; e Premmiar, que é a plataforma para soluções de premiação.