Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Embora as definições de soberania da nuvem variem, 43% das organizações estão atualmente se concentrando na localização de dados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adelson Júnior
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A soberania da nuvem está se tornando cada vez mais uma prioridade para organizações que buscam soluções seguras, inovadoras e escaláveis para gerenciar seus dados, de acordo com o último relatório do Capgemini Research Institute, “The journey to cloud sovereignty: Assessing cloud potential to drive transformation and build trust (“A jornada para a soberania da nuvem: avaliando o potencial da nuvem para impulsionar transformação e construir confiança”). O relatório conclui que a adoção da nuvem soberana é impulsionada principalmente pela regulamentação e pela necessidade das organizações de controlar seus dados, mas elas também esperam que isso crie confiança, promova a colaboração e acelere a mudança para um ecossistema de compartilhamento de dados.

De acordo com o estudo, as organizações têm algumas preocupações sobre o uso da nuvem pública como o núcleo dos projetos de transformação digital: 69% das organizações citam potencial exposição às leis extraterritoriais em um ambiente de nuvem, 68% delas mencionam falta de transparência e controle sobre o que é feito com seus dados na nuvem e 67% das entrevistadas citam a dependência operacional de fornecedores localizados fora de seu território.

A maioria das organizações em todo o mundo acredita que adotará a nuvem soberana para garantir a conformidade com os regulamentos (71%) ou para trazer controles e transparência sobre seus dados (67%), enquanto garantir a imunidade ao acesso a dados extraterritoriais (65%) está na terceira posição.

Globalmente, quase metade das organizações (43%) definem a soberania da nuvem como manter seus dados dentro de sua jurisdição preferencial, independentemente da origem do provedor de nuvem, enquanto apenas 14% a definem como o uso exclusivo de provedores de nuvem baseados no mesmo território legal.

Ao selecionar um provedor de nuvem, os quatro principais fatores em que as organizações se concentram são identidade, gerenciamento de acesso e criptografia (82%), isolamento de seus dados confidenciais na nuvem (81%), competitividade de custos (69%) e contar com data centers regionais / locais (66%).

A demanda por serviços em nuvem está mudando de acordo com as novas expectativas em torno da soberania

Quando perguntados sobre o ambiente de nuvem esperado para os próximos 1 a 3 anos, mais de um terço (38%) das organizações esperam ter um ambiente de nuvem pública/híbrida com data centers locais. Cerca de 30% delas esperam usar uma versão desconectada ou a entidade legal local de um hyperscaler, enquanto 11% das entrevistadas planejam trabalhar exclusivamente com provedores de nuvem com base na mesma jurisdição legal.

Quase metade (48%) das organizações do setor público já estão considerando a nuvem soberana como parte de sua estratégia de nuvem ou planejando incluí-la nos próximos 12 meses. Elas são um pouco mais motivadas pelo cumprimento das regulamentações (76% versus 70% para organizações privadas) e pela garantia de imunidade ao acesso extraterritorial a dados (69% versus 64%). No entanto, elas também esperam mais benefícios relacionados a dados da soberania da nuvem do que organizações privadas.

Promovendo ecossistemas de colaboração e compartilhamento de dados

O relatório também indica que, embora atendam às mais altas preocupações regulatórias e requisitos de segurança de dados, as organizações estão analisando a nuvem soberana para liberar os benefícios da nuvem, incluindo melhor colaboração, maior compartilhamento de dados, maior confiança e oportunidades de inovação. Cerca de 60% das organizações acreditam que a nuvem soberana facilitará o compartilhamento de dados com parceiros confiáveis do ecossistema, e 42% dos executivos pesquisados acreditam que um serviço de nuvem interoperável confiável pode ajudá-los a escalar novas tecnologias, como 5G, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT).

“Em nosso ambiente atual, a soberania da cadeia de suprimentos e da TI tornou-se verdadeiramente estratégica. Para as organizações que ainda estão relutantes em aproveitar os benefícios óbvios da nuvem, a soberania é uma maneira de chegar lá. Como resultado, está ganhando importância em todos os setores e regiões, para permitir que as organizações controlem e protejam ainda mais seus dados. Para o setor público, confiança, transparência e escolha, ou seja, portabilidade, são prioridades fundamentais e não é surpresa que os órgãos do governo e do setor público estejam entre os líderes na busca ou consideração de uma nuvem soberana em suas organizações”, afirma Marc Reinhardt, Head do Setor Público & Saúde da Capgemini.

“Ao projetar suas estratégias de nuvem, as organizações não devem se concentrar apenas nos requisitos de conformidade, mas também ter uma verdadeira 'visão empresarial' de seus dados. Ao fazer isso, elas colherão totalmente os benefícios da nuvem soberana, incluindo confiança, colaboração e inovação até mesmo para as áreas de dados mais sensíveis, e construirão uma vantagem competitiva ou um melhor serviço para seus constituintes.”

Metodologia

O Capgemini Research Institute entrevistou executivos de 1.000 organizações com o nível de diretor ou superior entre maio e junho de 2021. Isso incluiu executivos de 10 países, entre eles França, Alemanha, Itália, EUA, Reino Unido, Índia e Austrália. Todas essas organizações (excluindo o setor público) relataram receitas de mais de USD 1 bilhão no último ano financeiro. Além disso, o Capgemini Research Institute realizou 14 entrevistas em profundidade com executivos de tecnologia e negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar