Brasil,

Alerta: o Twitter foi atacado! Saiba quais são as dicas para manter os dispositivos e serviços online seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Vercelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

No dia 05 de agosto, o Twitter revelou um ataque cibernético que resultou no roubo e vazamento de dados de 5,4 milhões de usuários da plataforma. Embora nenhuma senha tenha sido exposta, os cibercriminosos usam os endereços de e-mail e números de telefone roubados para lançar novos ciberataques.

Para mitigar mais danos, a Check Point Software alerta os usuários do Twitter sobre os perigos representados por esse vazamento e fornece as principais dicas para ajudar a manter as informações privadas dos usuários protegidas:

1. Cuidado com o phishing: quando ocorre um ataque cibernético desse tipo, os endereços de e-mail vazados geralmente são reutilizados para enviar campanhas de phishing com links fraudulentos ou anexos contendo malware. Portanto, é essencial tomar precauções extremas com qualquer e-mail que contenha links ou anexos e evitar clicar em qualquer um deles. Os cibercriminosos costumam se passar por marcas conhecidas para ganhar a confiança do usuário. Se, por exemplo, chegar um e-mail do seu banco, o correto a fazer é acessar a página oficial do banco via o seu navegador e acessar sua conta a partir do site oficial.
2. Use senhas únicas e seguras: é fundamental usar senhas diferentes para todas as contas, plataformas e dispositivos que o usuário utiliza, caso contrário, se uma delas for roubada, o cibercriminoso terá acesso a todas as suas outras contas, fazendo muito mais danos do que o esperado. Além de ter uma senha diferente para cada serviço, o usuário deve se certificar de que todas sejam senhas fortes com uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, incluindo números e símbolos. Altere-as periodicamente também, a fim de manter os atacantes longe de qualquer serviço não hackeado.
3. Habilitar a autenticação de dois fatores: Essa camada adicional de segurança significa que para acessar um serviço, além de inserir a senha, um código ou chave de segurança também deverá ser inserido no dispositivo pessoal do usuário. Isso dá um nível muito maior de proteção a qualquer conta.
4. Software atualizado: para evitar que qualquer ameaça cibernética acesse os sistemas, é muito importante ter todos os aplicativos e ferramentas do dispositivo atualizados, pois eles são responsáveis por reparar qualquer falha de segurança. Por outro lado, é crucial ter uma solução robusta de segurança cibernética para combater qualquer tipo de ameaça.

“Os ciberataques estão se tornando cada vez mais comuns. De fato, em recente relatório de segurança do primeiro semestre de 2022 da Check Point Software, revelamos um aumento global de 42% nos ataques cibernéticos. Isso comprova que os cibercriminosos estão constantemente inventando novas maneiras de atacar para obter acesso às credenciais e contas dos usuários. Esse vazamento de dados do Twitter nos alerta para a importância de que todos os usuários tomem precauções quando se trata da segurança de suas próprias contas e informações, além de tentar evitar o acesso às redes corporativas a partir de dispositivos pessoais”, diz Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança e Evangelista da Check Point Software Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar