Brasil,

Motivação financeira e espionagem dominam ataques na internet, mostra estudo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nicole Thuler
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Crédito : Divulgação Crédito : Divulgação

Relatório DBIR 2022, da Verizon, com a participação da brasileira Apura, aponta, ainda, que criminosos miram organizações de várias atividades e de todos os portes

Descobertas apontadas no relatório alertam para a importância da prevenção contra os ataques cibernéticos

A edição de 2022 do Relatório de Investigações de Vazamentos de Dados da Verizon Business – conhecido pela sigla DBIR, um dos estudos mais completos sobre ataques cibernéticos no planeta – mostra que a motivação financeira está por trás de 93% das ocorrências. Chama a atenção, também, o fator espionagem, respondendo por 6% dos casos. Ocorre que dez anos atrás esta motivação sequer figurava entre as principais causas.

O DBIR é realizado desde 2008 pela Verizon, multinacional estadunidense da área de telecomunicações. O relatório chega, portanto, à 15ª edição. Pelo quarto ano consecutivo, ele conta com a participação da brasileira Apura, empresa especializada em cibersegurança, desenvolvedora da tecnologia BTTng (Boitatá Next Generation), de monitoramento, prevenção e combate a ataques na internet.

Por sinal, outra constatação do DBIR 2022 vai ao encontro do que, no início deste ano, já antecipavam estudos da Apura: o avanço dos ataques por ransomware – software de sequestro de dados que são instalados nos sistemas de uma organização em tais ofensivas. A utilização desse recurso malicioso cresceu 13% em todo o mundo, segundo o relatório da Verizon.

“Os ransomwares são uma ameaça persistente e implacável”, define o fundador e CEO da Apura, Sandro Süffert, que tem quase três décadas de experiência em segurança cibernética. “Os operadores desse tipo de ataque miram tanto empresas de países ricos, como em desenvolvimento e países pobres. Também se voltam tanto a megacorporações, como a organizações de áreas sensíveis, como a da saúde”, ilustra o especialista.

Para o DBIR 2022, foram observados 23,9 mil incidentes em todo o mundo, sendo que, deles, um total de 5,2 mil foram constatados como eventos confirmados. O relatório divide o mundo em quatro macrorregiões: Ásia-Pacífico, a qual inclui praticamente todo o continente asiático (exceto Oriente Médio) e Oceania; Europa, Oriente Médio e África; América do Norte; e América Latina e Caribe.

Na macrorregião Ásia-Pacífico, por sinal, foi onde a motivação “espionagem” teve maior proporção (46% dos casos, ante 54% por razões financeiras), em relação às demais do globo. O item espionagem também foi significativo na macrorregião Europa, Oriente Médio e África (21% das situações, ao passo que 79% se referiram à motivação financeira). Na América do Norte e na América Latina, o predomínio foi de ataques por objetivos financeiros (96% e 92% dos casos, respectivamente).

O estudo da Verizon, com a participação da brasileira Apura, alerta para o fato de que organizações de todos os portes, de todas as naturezas (atividades econômicas diversas, privadas ou públicas), estão no alvo dos cibercriminosos. Inclusive, micro e pequenas empresas e empreendimentos individuais, como profissionais, técnicos, pesquisadores e cientistas autônomos.

Para Sandro Süffert, a constatação reitera a importância de a sociedade incorporar uma cultura de segurança cibernética. Isso significa investir em ações em todos os níveis e instâncias – desde o tema estar presente nas escolas, até as organizações contarem com iniciativas, mecanismos e ações de monitoramento, prevenção e combate.

Confira alguns dados do DBIR 2022:

MOTIVAÇÕES DOS ATAQUES – MÉDIA GLOBAL

Financeira 93%
Espionagem 6%
Outros (ideologia, rancor, diversão etc.) 1%

CINCO ATIVIDADES COM MAIOR OCORRÊNCIA DOS INCIDENTES

Profissionais 3,5 mil
Administração pública 2,8 mil
Finanças 2,5 mil
Informação 2,5 mil
Indústria 2,3 mil

MAIS INFORMAÇÕES

O estudo completo pode ser baixado em: https://www.verizon.com/business/resources/reports/dbir/
Sobre a Apura: https://apura.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar