Brasil,

Red Hat apresenta ferramenta gratuita para medir o burnout de uma equipe

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Baseada na tecnologia aberta, na qual cada empresa pode criar seu próprio questionário, iniciativa se apresenta como solução para a saúde mental

O burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um dos distúrbios mais comuns relacionados ao mundo de trabalho. Nos últimos anos, com a chegada da pandemia e o deslocamento do ambiente ocupacional para dentro de casa, o home-office, a doença ganhou mais destaque no dia a dia, tornando-se assunto na imprensa e pauta de discussão nas redes sociais. Contudo, foi apenas na virada de 2022 que a Organização Mundial da Saúde incluiu esse transtorno como uma enfermidade ligada ao acúmulo de tarefas no trabalho. Atenta à questão, a Red Hat, empresa líder global em soluções open source, desenvolveu uma ferramenta gratuita para que empresas possam avaliar a saúde mental de colaboradores.

O Cognitive Loadometer é uma ferramenta simples que tem como objetivo medir os níveis de estresse de equipes por meio de um questionário aberto. A partir do site, em inglês, gestores têm acesso a instruções, guias de boas-práticas e, mais importante, acesso a ferramentas nas quais poderão desenvolver perguntas direcionadas para colaboradores. Um dos diferenciais da iniciativa é que ela proporciona um ambiente seguro, 100% anônimo, no qual, funcionários podem avaliar a forma como o contexto profissional, seus superiores e o volume impactam tanto a saúde física quanto o bem-estar mental.

Um indicador-chave que a ferramenta se propõe a esclarecer, dentro de empresas, é a carga cognitiva. O termo se refere à quantidade total de esforço mental que é usado para memorizar o trabalho. “Quando falamos de carga cognitiva, é fácil perceber que há um limite na quantidade de informação que qualquer pessoa pode ter em seu cérebro a qualquer momento. O mesmo vale para qualquer equipe simplesmente somando todas as habilidades cognitivas dos membros da equipe”, explicam Matthew Skelton e Manuel Pais, autores do livro célebre Team Topologies (IT Revolution, 2019).

Criando as bases de uma cultura empresarial transparente

Foi inspirando-se no conceito que a Red Hat criou uma escala própria para ser utilizada dentro da plataforma gratuita. A Escala Subjetiva da Carga Cognitiva diz respeito a outros parâmetros que influenciam no acúmulo de estresse do colaborador: problemas familiares, desavenças amorosas, problemas de saúde, pressões que de uma forma ou de outra acabam se refletindo no contexto de trabalho. Segundo Fabio Pereira, Executivo de Transformação para Red Hat América Latina e autor do livro Consciência Digital, a ideia de promover um espaço aberto para a discussão dos desgastes dentro da empresa e na vida pessoal dos colaboradores ajudou a baixar a tensão em times.

"Quando começamos a fazer as medições, as estatísticas deixaram clara a sobrecarga [de trabalho] e a partir daí abrimos espaços de discussão para pensar uma solução entre todos os membros da equipe. Temos uma cultura aberta, em que todos veem na equipe o que cada um está fazendo, independentemente de onde trabalham, pois estão distribuídos no Brasil, Argentina, México, Colômbia e Chile. Assim, reunimos todos e, após as melhorias implementadas, percebemos que a taxa de sobrecarga começou a diminuir na equipe. É mágica? Nada disso, apenas a prova de uma boa cultura corporativa resolve a maioria dos problemas”, explica o executivo.

O Cognitive Loadometer se transformou em mais uma contribuição da Red Hat para o fortalecimento da cultura de trabalho aberta, uma das premissas de uma companhia que baseia todo o seu modelo de negócios no software colaborativo de código aberto. “Nossa tecnologia e nossa cultura andam juntas porque acreditamos que não basta apenas instalar uma tecnologia para transformar. Significa gerar mudanças de hábitos, comportamentos e na forma em como se gera valor para o negócio graças ao uso da tecnologia”, completa Fabio.

Parceria com a Organização Mundial da Saúde

A atenção da Red Hat às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) vem de um histórico de trabalho em conjunto. Há pouco tempo, a OMS queria projetar uma infraestrutura de desenvolvimento de código aberto sustentável para apoiar a criação de uma plataforma para seu novo centro de treinamento.

Para concretizar seu plano, se uniu ao Red Hat Open Innovation Labs, um ambiente de laboratório no formato de residência com a colaboração de especialistas, para desenvolver a plataforma chamada Learning Experience Platform (LXP), que gerencia sua equipe interna, assim como os processos, para oferecer informações oportunas aos profissionais de saúde. Graças a este desenvolvimento, a OMS conseguiu diminuir a distribuição de informações equivocadas e permitiu que profissionais de saúde de todo o mundo tivessem acesso a dados relevantes com maior rapidez. Para saber mais sobre essa parceria, clique aqui.

Para entender mais sobre a Cognitive Loadometer e ajudar equipes a terem mais saúde no ambiente de trabalho, clique aqui. A ferramenta é gratuita e opera como prática aberta na Red Hat Open Practice Library.

Sobre a Red Hat, Inc.

A Red Hat é a líder global no fornecimento de soluções empresariais open source e usa uma abordagem de parceria com as comunidades para entregar tecnologias Linux, de cloud híbrida, de containers e Kubernetes confiáveis e de alta performance. A Red Hat ajuda os clientes a integrar aplicações de TI existentes e novas, desenvolver aplicações nativas em cloud, padronizar com nosso sistema operacional líder no setor e automatizar, proteger e gerenciar ambientes complexos. Premiados serviços de suporte, treinamento e consultoria tornam a Red Hat uma confiável assessora das empresas da Fortune 500. Como parceira estratégica para fornecedores de cloud, integradores de sistemas, fornecedores de aplicações, clientes e comunidades open source, a Red Hat pode ajudar as organizações a se preparar para o futuro digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar