Qual a importância da localização de um data center?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Dezidério
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

*Por Victor Sellmer

Escolher o local adequado para o hospedar os seus dados em um data center pode não ser tarefa fácil. Mas é crucial, não apenas para evitar prejuízos diversos (como latência da rede e um tempo de inatividade não planejado), mas para assegurar a boa performance de toda a operação dos clientes. É importante entender que a distância entre o servidor e o usuário final pode afetar a rede de diversas maneiras, principalmente a velocidade da rede. Assim, quanto mais longe o data center estiver dos seus clientes, maiores serão as distâncias que as informações e os dados terão que percorrer.

A localização estratégica para a construção de um data center é fundamental, já que quando um data center está fisicamente distante do usuário, o processo de obtenção de arquivos e dados pode ser lento. As páginas podem demorar para carregar e, ainda, é possível que surjam os problemas de latência. Um exemplo prático disto é o setor de games, onde a conectividade com baixa latência são essenciais para o bom funcionamento dos jogos. A demora na transmissão de dados, ou o lag, pode ser crucial para os jogos, podendo influenciar até no resultado de uma partida, por exemplo. Por esse motivo, a baixa latência se tornou uma das peças-chaves da área.

Confira os cinco aspectos mais relevantes a serem analisados ao escolher as instalações de um provedor especializado:

Redundância

Quando falamos em tecnologia, a redundância é extremamente importante. Isso porque, se o seu ambiente de produção local estiver inativo (devido a um desastre natural, erro humano ou ataques cibernéticos, por exemplo), a organização precisa dispor de um plano para conectá-lo rapidamente a um data center diferente. É aqui que a Recuperação de Desastres permitirá que sua empresa atenda a esses objetivos críticos de tempo de recuperação após um tempo de inatividade não planejado.

Baixa latência

A baixa latência é necessária para que se obtenha um desempenho superior das aplicações, assim como do acesso rápido aos dados. Consequentemente, a alta latência leva à frustração pelos atrasos na ativação das aplicações e pelo lento desempenho da rede. A distância geográfica, inegavelmente, é fator determinante: quanto maior a distância que os dados precisam percorrer, maior a latência. Idealmente, a latência pode ser reduzida acessando-se os dados de produção em uma infraestrutura híbrida, que integre diferentes modelos, como on-premise, Colocation, nuvem e borda.

Conectividade

A conectividade é um dos fatores mais importantes a se levar em conta na seleção de um edifício de data center. Isso porque, para que a empresa se beneficie de uma conexão de internet ultrarrápida, é essencial avaliar se o seu fornecedor dispõe de acesso aos backbones das principais operadoras de telecomunicações de sua região. Caso não houvesse conectividade, um data center seria apenas um edifício de computadores que só poderiam ‘conversar’ entre si. Segundo estudo do IDC (International Data Corporation), até 2023, 60% das empresas implementarão conectividade híbrida e inteligente que conecta mercados físicos a vitrines digitais e cadeias de suprimentos para facilitar transações comerciais perfeitas.

Conformidade

A conformidade do Data Center pode ser a diferença entre passar em uma auditoria e receber uma multa. Como exemplo, provedores de assistência médica que lidam com dados confidenciais de pacientes precisam de data centers compatíveis com as exigências previstas nas legislações locais. Até mesmo agências governamentais exigem padrões especiais de conformidade para garantir a proteção de dados, especialmente informações de identificação pessoal.

Capilaridade

Para que arquitetura de um data center seja altamente interconectável, além da característica de neutralidade em operadora, é preciso observar qual rede está interligada ao data center. Assim, quando um provedor dispõe de diversos edifícios instalados em localidades diferentes, seja em uma mesma cidade ou em diferentes países, e conectados entre si, não apenas a solução de redundância é facilitada, mas sua rede se torna mais robusta.

*Victor Sellmer, Diretor de Marketing e Vendas da ODATA

Sobre a ODATA

Fundada em 2015, a ODATA é uma provedora brasileira de serviços de data center, que fornece infraestrutura de TI escalável, confiável e flexível na América Latina. Focada em Colocation, a ODATA atende à crescente demanda por energia, espaço e confiabilidade de organizações de diversos setores, sendo completamente qualificada para oferecer soluções de enterprise/retail (desde meio rack, racks inteiros e cages) até projetos built to suit (constrói e opera data centers novos, para um único cliente, na região escolhida). A ODATA busca a criação da mais moderna e eficiente rede de data centers da América Latina. Atualmente, a empresa possui três data centers operando no Brasil, um na Colômbia e outro no México, além de já ter iniciado a sua expansão também no Chile. A empresa traz a experiência, solidez e competência do Pátria Investimentos e tendo uma atuação global através da parceria estratégica com a CyrusOne, um dos maiores player do mercado de Data Center do mundo.