Pandemia acelerou preocupação das empresas com segurança digital, diz estudo da Iron Mountain

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  David Frare
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Pesquisa realizada pela Economist Impact revelou que o risco de ataques cibernéticos e violações de dados ainda é o maior medo das lideranças

De acordo com uma pesquisa realizada pela Economist Impact encomendada pela Iron Mountain, líder global em armazenamento inovador, infraestrutura de data center, gerenciamento de ciclo de vida de ativos e serviços de gerenciamento de informações, a segurança cibernética é uma das principais prioridades para 33% das principais lideranças das empresas.

A transformação digital imposta pela pandemia da Covid-19 trouxe grandes avanços como a quantidade e qualidade de bens e serviços, melhorias de produtividade com o home office, inclusão de pessoas excluídas por localização ou condições sociais no mercado financeiro, entre outros pontos. No entanto, alguns aspectos negativos também vieram à tona.

Um deles foi a proliferação na coleta e armazenamento de dados pessoais, levantando questões de confiança e riscos de uso indevido por corporações antiéticas. O roubo fraudulento de dados pessoais tem sido uma característica crescente do mundo digital há pelo menos três décadas e, à medida que as organizações tornam seus dados mais seguros e os reguladores reprimem as más práticas, os fraudadores estão aumentando a sofisticação de seus ataques.

A Covid-19 e a adoção acelerada do trabalho remoto aumentaram a ameaça à segurança de dados, pois o uso de redes maiores e gerenciadas fora do ambiente controlado dos escritórios corporativos tornou- se mais comum. Em uma era de trabalho híbrido, proteger os computadores, laptops e dispositivos móveis de sua equipe é uma prioridade.

Antes da pandemia, a maioria das organizações já estava implementando medidas de governança e segurança de dados, com 54% relatando investimentos em monitoramento de riscos cibernéticos e 56% tendo registros físicos digitalizados para facilitar o acesso e a segurança. Desde então, o investimento acelerou: 48% das organizações relataram aumentar o investimento em proteção de dados de trabalho híbrido e aplicativos de segurança.

As empresas que ainda não evoluíram adequadamente na área de tecnologia são minoria: 14% delas ainda precisam centralizar as operações com total visibilidade de todos os sistemas de informação e 12% ainda precisam desenvolver um plano de recuperação de desastres ou continuidade de negócios para seus sistemas digitais. E um em cada dez entrevistados ainda não oferece treinamento para melhorar o conhecimento de dados de seus funcionários.

De acordo com Orlando Souza, vice-presidente, Country General Manager da Iron Mountain no Brasil, o avanço da tecnologia facilita muitas tarefas rotineiras e melhora o trabalho híbrido: “A implementação de plataformas tecnológicas com o armazenamento de documentação, comunicação e produtividade na nuvem, assim como a integração e gerenciamento da força de trabalho, apoiam experiências híbridas de funcionários e aumentam a colaboração entre as unidades de negócios. Centralizadas e unificadas, essas práticas tornam as organizações mais resilientes a possíveis interrupções”.

Foram entrevistados 611 executivos seniores de quatro regiões: América do Norte e América Latina, Europa e APAC, que compreende países da Ásia e Oceania. As empresas foram divididas em quatro setores: serviços financeiros; ciências da saúde e da vida; energia (incluindo petróleo e gás) e o setor público. O estudo completo em português está disponível aqui.

Sobre a Iron Mountain

A Iron Mountain (NYSE: IRM) é líder global em armazenamento inovador, gerenciamento do ciclo de vida de ativos e serviços de gerenciamento de informações. Fundada em 1951 e com a confiança de mais de 225 mil clientes em todo o mundo, a Iron Mountain ajuda os clientes a irem além - CLIMB HIGHER™ - para transformar seus negócios. Por meio de uma variedade de serviços, incluindo transformação digital, data centers, armazenamento seguro de registros, gerenciamento de informações, gerenciamento do ciclo de vida de ativos, destruição segura e armazenamento e logística de arte, a Iron Mountain ajuda as empresas a trazer luz aos seus dados, permitindo que os clientes atribuem valor e inteligência de seus ativos digitais e físicos armazenados com rapidez e segurança, ajudando-os a atingir suas metas ambientais.

No Brasil, a empresa tem 20 anos de atuação, e está presente em sete estados e no Distrito Federal, com 1,8 mil funcionários e mais de quatro mil clientes.