Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Claro inaugura a era do 5G+ em São Paulo

Todos os clientes Claro com celular compatível poderão ter acesso ao 5G+ em regiões de 52 bairros da capital, inicialmente, a partir desta quinta-feira (4)

Nesta quinta-feira (4), a Claro lança o 5G+ em São Paulo, inaugurando mais uma etapa da nova era de transformação digital no Brasil. A operadora, que trouxe ao país de forma pioneira todas as gerações de internet desde o 3G, já está com a estrutura pronta para ativar a rede 5G imediatamente após a liberação de uso do espectro pela Anatel e Gaispi, prevista para quinta-feira (04) em horário não divulgado.

O 5G+ é a nova marca da Claro para o 5G que utiliza frequência dedicada. Na capital paulista, a Claro está utilizando as faixas de 3,5 GHz (Banda C) e 2,3 GHz, tendo sido a maior compradora destas frequências no leilão 5G da Anatel, em 2021.

E, em São Paulo, inicialmente, o sinal já irradiará em regiões de 52 bairros: Água Branca, Bela Vista, Brooklin Novo, Brooklin Paulista, Butantã, Cerqueira César, Chácara Monte Alegre, Chácara Santo Antônio, Cidade Jardim, Cidade Mãe do Céu, Cidade Monções, Consolação, Higienópolis, Indianópolis, Itaim Bibi, Jardim América, Jardim Ampliação, Jardim Anália Franco, Jardim Caboré, Jardim das Acácias, Jardim dos Estados, Jardim Europa, Jardim Londrina, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Petrópolis, Moema, Morumbi, Paraíso, Paraíso do Morumbi, Paraisópolis, Parque São Jorge, Pinheiros, Planalto Paulista, Santa Cecília, Santo Amaro, Sumarezinho, Tatuapé, Vila Nova Conceição, Vila Andrade, Vila Carrão, Vila Clementino, Vila Cordeiro, Vila Gomes Cardim, Vila Invernada, Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia, Vila Romana, Vila Suzana, Vila Tramontano e Vila Uberabinha. A mancha de cobertura estará disponível no site da Claro.

Essa é apenas a fase inicial. A Claro continuará expandindo sua rede de 5G+ e chegará gradativamente a outras áreas de São Paulo e do Brasil. O 5G é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o 5G vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.

A adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.

Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com o novo 5G+. A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

A Claro é líder em dispositivos 5G conectados, segundo dados do último levantamento da Anatel. Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+. E, por ter saído na frente no oferecimento do 5G DSS, a operadora já possui cerca de 2,6 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede. A Claro ainda incentiva os fornecedores do setor a produzirem telefones com valores mais acessíveis, colaborando fortemente para democratização e aceleração da adoção do 5G para os usuários, seja através de disponibilização de aparelhos exclusivos ou na maior oferta de produtos.

Hoje, a Claro já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G+ em seu portfólio e estimula preços mais acessíveis para o consumidor, que pode adquirir um smartphone a partir de R$ 1.299, no plano pós-pago e com opção de parcelamento a longo prazo. E cada vez haverá mais aparelhos. Com exclusividade, para aprimorar ainda mais a experiência do cliente, a Claro trouxe recentemente ao mercado, em parceria exclusiva com a Motorola, o smartphone moto g62 5G, já preparado para acessar a quinta geração da internet móvel em todas as frequências disponíveis. A venda acontece nas lojas físicas e online da Claro, além dos canais próprios da fabricante.

Aproveitando a potencialidade da rede 5G+, a Claro está trabalhando com parceiros para desenvolver capacitações de desenvolvimento de aplicações no metaverso, com uso de óculos de realidade aumentada e virtual. Também comercializará equipamentos como o novo laptop da Lenovo, que já vem pronto para receber um chip 5G+ da operadora.

“Estamos orgulhosos em habilitar de forma pioneira mais essa fase da evolução tecnológica no Brasil. É mais um passo em um universo vasto de possibilidades, muitas ainda nem pensadas. A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia José Félix, presidente da Claro.

5G+ PARA O MERCADO CORPORATIVO DE SÃO PAULO

Com o 5G+ da Claro, a Embratel, marca do Grupo responsável pela frente corporativa, habilitará o próximo nível dos negócios de São Paulo, começando pela capital do Estado, que é um dos principais pólos econômicos do país. Com a quinta geração de internet móvel, os mais variados segmentos da economia, como indústria, finanças, agronegócio, saúde, educação, varejo, óleo e gás, energia e utilidades, mobilidade, logística e transporte, segurança e transporte público, vão passar por uma digitalização única e nunca vista.

O 5G favorecerá a criação de novas soluções para transformar a maneira como as empresas e instituições públicas operam. A Embratel irá disponibilizar a infraestrutura digital necessária para desenvolver o mercado, possibilitando a criação de novos modelos de negócios, capazes de ampliar capacidades e otimizar operações, traçando um futuro altamente digitalizado e inovador.

“São Paulo é uma das cidades mais inteligentes e conectadas do país e a Embratel tem grande orgulho de fazer parte dessa história de desenvolvimento tecnológico. Agora, como habilitadores digitais, estamos prontos e ansiosos para ver como esta importante cidade irá evoluir diante das inovações trazidas pelo 5G. A quinta geração de internet móvel possibilitará a implementação de soluções ainda mais completas e seguras nas corporações e instituições públicas, proporcionando diversas aplicações e a adoção em larga escala dos mais diversos dispositivos conectados. Indo muito além da conexão entre pessoas e velocidade na transmissão de dados, a Embratel vai remodelar a infraestrutura digital dos negócios, levando transformação no mundo empresarial e gerando impactos positivos em toda sociedade brasileira. Temos certeza de que, em conjunto com corporações e governos, levaremos não só a capital, mas todo o Estado de São Paulo para o próximo nível de digitalização”, diz José Formoso, CEO da Embratel.

De acordo com o executivo, aplicações com o uso 5G, somadas a tecnologias emergentes e existentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Edge Computing e Machine Learning, serão capazes de gerar valor a longo prazo, com eficiência, segurança, ultra processamento de dados, estrutura de baixíssima latência, alta confiabilidade, resiliência e disponibilidade.

Importantes casos de usos utilizando licença científica fornecida pela Anatel já foram colocados em prática no Estado. Em parceria com a Universidade de São Paulo, através da Escola Politécnica, Claro e Embratel formaram um ecossistema de inovação que está trabalhando com foco no desenvolvimento conjunto de aplicações para os segmentos de Smart Cities e Internet das Coisas, incluindo o 5G. O propósito é formar uma rede de colaboração público-privada na qual as empresas possam oferecer capacitação tecnológica e interação entre especialistas, pesquisadores e alunos para atuarem no lançamento de Provas de Conceito (POCs) que contribuam para a melhoria da efetividade e da eficiência de ferramentas e serviços para a tecnologia 5G, assim como para Narrow Band e CAT-M.

A Embratel e a Claro, com o apoio do seu hub de inovação – o beOn Claro – também inauguraram o maior campus universitário conectado com a tecnologia de quinta geração do Estado de São Paulo – o 5G Smart Campus Facens. O 5G Smart Campus Facens, situado no Centro Universitário Facens, é uma iniciativa para que empresas, startups e a instituição possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços para diversos segmentos utilizando uma rede 5G dedicada. O 5G Smart Campus Facens fomenta novas pesquisas, projetos e desenvolvimento de soluções digitais com o uso do 5G para segmentos, como automotivo, Indústria 4.0, cidades inteligentes, telemedicina e educação.

Na saúde, um dos setores mais beneficiados com a chegada da quinta geração da rede de internet móvel, a Claro e a Embratel se uniram ao InovaHC, Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas, para proporcionarem a chegada do 5G no primeiro hospital público do Brasil. A tecnologia foi instalada na sala de cirurgia robótica do centro cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Com o 5G implementado no local, será possível realizar Provas de Conceito importantes para a avaliação dos benefícios do 5G, otimizar centros cirúrgicos e integrar tecnologias que possibilitem mais segurança e qualidade nos atendimentos da área, além do desenvolvimento de serviços de apoio à distância.

Como já visto em alguns dos casos de uso realizados, o 5G irá transformar diversos segmentos da região. As cidades se tornarão mais inteligentes e a administração pública poderá, por exemplo, monitorar a qualidade do ar com mais assertividade, obtendo mais informações para colocar em prática políticas focadas em melhorias ambientais e na saúde da população. Hospitais locais poderão realizar cirurgias robóticas a distância, com a integração de equipes médicas de várias especialidades a partir de diferentes localidades para realizar os procedimentos suportados pela transmissão de dados e imagens em tempo real. Também será possível ampliar o uso da telessaúde, com ainda mais pessoas atendidas em localidades distintas usando conexão 5G de excelência. Na indústria, a nova geração da tecnologia apoiará a manutenção preditiva e remota utilizando sensores para prever e solucionar ocorrências a distância, por exemplo. No agronegócio, a nova tecnologia facilitará a medição das condições ambientais, do solo e da cultura com dispositivos IoT de forma mais efetiva, permitindo análises para tomadas de decisões mais rápidas e produtivas. Com o 5G+, as possibilidades de digitalização são infinitas.

Através de estruturas de Corporate Venture Capital, a Claro e seus clientes corporativos também poderão participar ativamente na criação de um ecossistema de startups ou financiar o desenvolvimento de soluções especializadas por integradores e fornecedores de tecnologia.

SOBRE A CLARO

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.200 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia. A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações. Foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil. É líder em velocidade de conexão, tanto no celular como na banda larga residencial, com ultravelocidades. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo