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7 coisas que você precisa saber para construir um site

Atualmente é mais fácil criar uma página na internet por conta própria

Para quem quer se destacar no mercado atual é essencial ter um site, afinal, grande parte das pessoas está na internet. Segundo este artigo divulgado no Insper, 63% da população do mundo todo está conectada, sendo que o número não para de aumentar.

A boa notícia é que está mais fácil ter um endereço digital. Antigamente, era necessário desembolsar uma quantia razoável e contratar uma equipe para cuidar de cada detalhe. Agora, há várias ferramentas que permitem ao proprietário do negócio criar a sua página on-line. Confira o passo-a-passo do que é necessário para ter um site!

1 - Registrar um domínio

Qual é a primeira coisa que uma pessoa precisa para ser considerada cidadã, assim que nasce? Um nome, certo? O mesmo acontece no ambiente digital. Para que um site seja colocado no ar ele precisa de um nome.

Como já existem muitos endereços na internet, é possível que o termo usado por um negócio esteja indisponível. Por exemplo: a loja física se chama Acessórios da Teresa. Porém, existe um site “acessoriosdateresa.com.br”. Não há problema! O site poderá ser um pouco diferente sem afetar a comunicação com os clientes.

Para registrar um domínio, é necessário ir a uma plataforma específica. Lá também será possível saber quais são as opções de domínios disponíveis que se parecem com o nome do negócio ou, então, criar um novo endereço. Vale notar que todo domínio deve ser registrado, caso contrário, ele não sairá do papel.

2 - Hospedar o site

Para que um site seja lançado ele precisa de um espaço. A lógica é a mesma de uma casa que precisa de um terreno para ser construída. Os hospedeiros de site alugam ou vendem espaços nos servidores, onde as pessoas podem armazenar diferentes arquivos e, assim, manter a página.

Há empresas que vendem o domínio e a hospedagem juntas. Para saber se essa opção é a mais vantajosa, é interessante comparar as alternativas oferecidas pelo mercado.

3 - Escolher um construtor

Os construtores de site são onde a mágica acontece. Ou seja, onde a página de um negócio é planejada, desejada e desenvolvida. Existem duas formas de criar um site: do zero e, consequentemente, com o suporte de um profissional programador, e de maneira pré-criada.

Para quem não tem experiência e quer colocar a mão na massa, vale a segunda opção. Há construtor gratuito que permite você faça um ótimo trabalho, pois ele possui vários templates, ferramentas e até modelos em que pode se inspirar. Assim, basta escolher a identidade visual que deseja seguir e adicionar as páginas que precisa, como uma de “quem somos”, outra para vendas e assim por diante.

4 - Definir a estratégia

Antes de colocar a mão na massa, é importante definir o que será feito. Caso o negócio já tenha uma identidade visual, ela deve ser seguida também no ambiente on-line. Por exemplo: a loja usa as cores verde e cinza, então, essas cores devem estar presentes no site.

Para manter o foco e economizar tempo, vale a pena criar a estrutura de como será o site. Nesse momento, vale se fazer as seguintes perguntas: quantas páginas serão necessárias? Será um endereço para apresentar um negócio ou para vender de forma on-line? Como disponibilizar as informações de maneira que o usuário as encontre facilmente?

5 - Escolher as imagens

Independentemente se o site será voltado para apresentar um negócio ou vender algo, o fato é que ele deverá ter imagens, afinal, elas são o que mais chamam a atenção na internet. Quanto a isso, mesmo que dê mais trabalho, é importante que as fotos sejam reais, sobretudo se elas forem para vender algo.

Lembre-se de que o consumidor precisa decidir se irá comprar algo ou não e, nesse caso, as imagens reais ajudam na decisão. Além do mais, elas evitam que a empresa seja responsabilizada por publicidade enganosa e abusiva.

6 - Instalar certificado de segurança

A segurança do site também deve ser pensada com bastante atenção, pois afeta os clientes e o próprio negócio. Uma forma de deixar o endereço digital mais protegido é por meio do certificado de segurança, o famoso “cadeado”.

O certificado criptografa os dados dos consumidores, fazendo com que eles não fiquem expostos na internet. Além do mais, por ser uma boa prática, ele ajuda o site a ser mais facilmente encontrado nos buscadores.

7 - Criar conteúdos

Embora as imagens falem por si, é impossível dispensar um bom conteúdo. Seja para descrever com detalhes um produto, chamar os consumidores para uma promoção ou contar a história do negócio, a escrita é essencial para todos os negócios. Então, aproveite para pensar em como a comunicação pode ajudar nas vendas e capriche também nesse aspecto.

Como visto, criar um site requer várias etapas, mas que podem ser todas executadas pelo dono do negócio. Com as ferramentas certas e boas ideias, é possível ter uma página atraente para atrair os clientes. O que não vale, atualmente, é não ter um endereço digital para chamar de seu.


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