Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Metaverso? Legal! Mas como estão suas rupturas no PDV?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Davi Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Bruno Cordoni*

Metaverso, experiência imersiva, commerce anywhere, múltiplos sistemas de pagamento, criptomoedas, drone delivery system e afins, são temas que, seguramente, devem estar inspirando muitos varejistas. Boa parte deles engrandeceu a última NRF (National Retail Federation), maior feira de tendências de varejo do mundo, que ocorre todos os anos em Nova York. Com certeza, essas são inovações que já impactam e continuarão a impactar, de forma disruptiva, o varejo nos próximos anos.

É inegável que quem trabalha no varejo precisa estar atento a elas. Muitas, inclusive, já começam a despontar aqui e ali. Algumas marcas se destacam nesse sentido. A Lacta, por exemplo, lançou no Natal uma loja virtual 3D, imersiva 3600, já de olho no conceito de metaverso, e repetiu a dose na Páscoa, devido aos bons resultados. A Aramis lançará no inverno sua primeira jaqueta phygital (física e digital), com controle eletrônico de temperatura, que será o primeiro produto digital da empresa em NFT (token não fungível). Já o Wing, um serviço de drones da Alphabet, afirma ter atingido a marca de 200 mil entregas comerciais na Austrália. O Foxbit Pay já oferece soluções de pagamentos por criptomoedas.

Entretanto, toda empresa deve estar atenta a outros temas que podem comprometer o sucesso dessas iniciativas. Tão importante quanto implantar estruturas tecnológicas que contribuam para melhorar a experiência de compra, é minimizar ao máximo o risco de o cliente não encontrar, no ponto de venda, o produto que ele deseja. Todo esforço realizado para atrair a atenção do cliente, e despertar nele o interesse pela compra, não pode terminar na frustação por não haver exposto ou disponível o produto que ele procura, devido a uma ruptura provocada por falha na gestão de estoque, por exemplo.

Inovação é muito importante, assim como estar atento às tendências, mas não podemos descuidar daquilo que é a essência do varejo: ter o produto disponível na quantidade e no modelo adequados, quando e o onde o consumidor precisar. De preferência, numa loja organizada, iluminada, segura e com equipe de atendimento bem treinada ou num ambiente digital responsivo e intuitivo, com valor e prazo de frete que não conspirem contra as vendas.

Hoje temos disponíveis no mercado alternativas que ajudam nesse sentido e que, na minha opinião, podem preparar a empresa para garantir uma operação otimizada e sustentável. Isso é muito importante para alcançar o sucesso quando decidimos adotar uma postura de vanguarda tecnológica.

Todo avanço tecnológico é bem-vindo e deve ser avaliado de acordo com as características de cada empresa e com o valor que ele agrega ao negócio. Entretanto, não podemos perder de vista que varejo significa entregar ao cliente aquilo que ele deseja no momento que ele quer. Isso é fundamental. Não se trata de perder apenas uma venda, mas sim de frustrar o desejo de compra do cliente que, pior, pode ainda direcionar seus recursos para a aquisição na concorrência.

Uma boa presença no Metaverso começa por garantir uma excelente experiência do consumidor também na loja física.

*Bruno Cordoni

Especialista em varejo, curador de soluções em tecnologia e Head of Engagement & Business Development na Onebeat


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar