Satélites Apresentam Novas Capacidades e Complexidades para Redes 5G
Novo relatório da 5G Americas apresenta uma visão geral de comunicações 5G não terrestres.
Novos avanços em padrões 5G estão gerando oportunidades de integrar redes não terrestres (non-terrestrial networks - NTN) e criar uma experiência sem fio padronizada e interoperável com alcance global. A 5G Americas, voz da 5G e LTE para as Américas, divulgou hoje seu relatório mais recente analisando o papel da tecnologia 5G em redes de satélites, sob o título “5G e Redes Não Terrestres”.
Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “Com o suporte de redes não terrestres, a expansão das capacidades inéditas da 5G em regiões mais inacessíveis está criando novos casos de uso. Novos padrões 5G estão abrindo o caminho para maior integração entre redes terrestres e não terrestres, criando oportunidades e desafios interessantes para operadoras”.
De acordo com o relatório, casos de uso para redes 5G não terrestres incluem, sem se limitar a opções de conectividade para banda larga móvel avançada, seja fixa ou móvel, multiconectividade, IoT ampla e local e aplicações de segurança pública. A tecnologia também pode ser usada para aumentar a confiabilidade da rede, redes periféricas e conectividade híbrida para células móveis para serviços de banda larga móvel mais avançadas - além de transmissão “Direto para o Nó”.
O relatório“5G e Redes Não Terrestres” inclui detalhes sobre comunicações via satélite que podem desempenhar um papel importante ao aproveitar da infraestrutura de comunicações para oferecer serviços 5G e reduzir a lacuna digital. O relatório inclui:
• Uma Visão Geral do Setor e explica como uma arquitetura baseada em satélites pode incluir sistemas em Orbita Terrestre Geoestacionária (Geostationary Earth Orbit - GEO), Órbita Terrestre Média (Medium Earth Orbit - MEO), e Órbita Terrestre Baixa (Low Earth Orbit - LEO) que podem, operando em conjunto, oferecer cobertura em altitudes de 400 a 36.000 km;
• Possíveis casos de uso para NTN em um ecossistema 5G;
• Evolução dos padrões NTN;
• Arquiteturas NTN baseadas em satélites;
• Impacto sobre o RAN, analisando o impacto sobre a rede core, segurança NTN, aspectos de qualidade ponta-a-ponta dos serviços oferecidos e posicionamento em NTN;
• Opções para implementação de redes não terrestres via satélite; e
• Continuidade dos serviços de rede.
O relatório também explica como os padrões 5G podem, progressivamente, integrar os segmentos NTN e de satélites no ecossistema 5G e infraestrutura de comunicações. O relatório também analisa outros fatores como as diferentes frequências usadas por satélites, os vários modos de operação que permite a coexistência, roaming e compartilhamento de dados, e o efeito que sistemas em movimento e de feixe fixo podem ter sobre as redes 5G.
Sridhar Rajagopal, SVP & Associado Sênior de Tecnologia & Estratégia da Mavenir, e líder do grupo de trabalho da 5G Americas, explicou que: “Hoje, indo além da 5G e com a necessidade de maior padronização e colaboração entre os setores de telecomunicações e satélites, a integração e coexistência de sistemas terrestres e satélites se torna cada vez mais importante. Isso deve viabilizar novos serviços, ampliar acesso e garantir maior conectividade em áreas remotas e rurais, beneficiando as operadoras móveis e de satélites. O 3GPP Rel-17 inclui alguns avanços importantes, mas, com a adoção desses sistemas integrados, ainda temos muito trabalho na área de coexistência”.
Rahul Pal, Engenheiro Principal da T-Mobile e líder do grupo de trabalho da 5G Americas, disse: “O 3GPP Release-17 deve incluir novas topologias de rede nas especificações 3GPP que incluem plataformas de satélites de maior altitude, e em Órbita Terrestre Baixa e órbita geossíncrona. Com as novas constelações de satélites e o trabalho da 3GPP, teremos mais uma opção para a integração de redes terrestres e não terrestres”.
Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.
Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário