Brasil,

Satélites Apresentam Novas Capacidades e Complexidades para Redes 5G

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ludmila Vianez
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Novo relatório da 5G Americas apresenta uma visão geral de comunicações 5G não terrestres.

Novos avanços em padrões 5G estão gerando oportunidades de integrar redes não terrestres (non-terrestrial networks - NTN) e criar uma experiência sem fio padronizada e interoperável com alcance global. A 5G Americas, voz da 5G e LTE para as Américas, divulgou hoje seu relatório mais recente analisando o papel da tecnologia 5G em redes de satélites, sob o título “5G e Redes Não Terrestres”.

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “Com o suporte de redes não terrestres, a expansão das capacidades inéditas da 5G em regiões mais inacessíveis está criando novos casos de uso. Novos padrões 5G estão abrindo o caminho para maior integração entre redes terrestres e não terrestres, criando oportunidades e desafios interessantes para operadoras”.

De acordo com o relatório, casos de uso para redes 5G não terrestres incluem, sem se limitar a opções de conectividade para banda larga móvel avançada, seja fixa ou móvel, multiconectividade, IoT ampla e local e aplicações de segurança pública. A tecnologia também pode ser usada para aumentar a confiabilidade da rede, redes periféricas e conectividade híbrida para células móveis para serviços de banda larga móvel mais avançadas - além de transmissão “Direto para o Nó”.

O relatório“5G e Redes Não Terrestres” inclui detalhes sobre comunicações via satélite que podem desempenhar um papel importante ao aproveitar da infraestrutura de comunicações para oferecer serviços 5G e reduzir a lacuna digital. O relatório inclui:

• Uma Visão Geral do Setor e explica como uma arquitetura baseada em satélites pode incluir sistemas em Orbita Terrestre Geoestacionária (Geostationary Earth Orbit - GEO), Órbita Terrestre Média (Medium Earth Orbit - MEO), e Órbita Terrestre Baixa (Low Earth Orbit - LEO) que podem, operando em conjunto, oferecer cobertura em altitudes de 400 a 36.000 km;

• Possíveis casos de uso para NTN em um ecossistema 5G;

• Evolução dos padrões NTN;

• Arquiteturas NTN baseadas em satélites;

• Impacto sobre o RAN, analisando o impacto sobre a rede core, segurança NTN, aspectos de qualidade ponta-a-ponta dos serviços oferecidos e posicionamento em NTN;

• Opções para implementação de redes não terrestres via satélite; e

• Continuidade dos serviços de rede.

O relatório também explica como os padrões 5G podem, progressivamente, integrar os segmentos NTN e de satélites no ecossistema 5G e infraestrutura de comunicações. O relatório também analisa outros fatores como as diferentes frequências usadas por satélites, os vários modos de operação que permite a coexistência, roaming e compartilhamento de dados, e o efeito que sistemas em movimento e de feixe fixo podem ter sobre as redes 5G.

Sridhar Rajagopal, SVP & Associado Sênior de Tecnologia & Estratégia da Mavenir, e líder do grupo de trabalho da 5G Americas, explicou que: “Hoje, indo além da 5G e com a necessidade de maior padronização e colaboração entre os setores de telecomunicações e satélites, a integração e coexistência de sistemas terrestres e satélites se torna cada vez mais importante. Isso deve viabilizar novos serviços, ampliar acesso e garantir maior conectividade em áreas remotas e rurais, beneficiando as operadoras móveis e de satélites. O 3GPP Rel-17 inclui alguns avanços importantes, mas, com a adoção desses sistemas integrados, ainda temos muito trabalho na área de coexistência”.

Rahul Pal, Engenheiro Principal da T-Mobile e líder do grupo de trabalho da 5G Americas, disse: “O 3GPP Release-17 deve incluir novas topologias de rede nas especificações 3GPP que incluem plataformas de satélites de maior altitude, e em Órbita Terrestre Baixa e órbita geossíncrona. Com as novas constelações de satélites e o trabalho da 3GPP, teremos mais uma opção para a integração de redes terrestres e não terrestres”.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite o site para o Brasil www.brechazero.com.br. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: Airspan Networks Inc., Antel, AT&T, Ciena, Cisco, Crown Castle, Ericsson, Intel, Liberty Latin America, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica, VMware, and WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar