Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cientistas usam placa de vídeo GeForce para remover nuvens de imagens de satélite

Cientistas usam placa de vídeo GeForce para remover nuvens de imagens de satélite

As imagens via satélite revolucionaram inúmeras áreas, da engenharia à conservação ambiental. Mas quando o clima está nublado, as nuvens precisam ser retiradas das fotos ou manualmente - em um processo lento e trabalhoso - ou por técnicas de machine learning que requerem uma grande quantidade de imagens de treino.

Pois pesquisadores da Universidade de Osaka conseguiram tornar esse processo muito mais ágil utilizando uma rede adversária generativa (conhecida pela sigla em inglês “GAN”) e uma das placas de vídeo mais populares da NVIDIA: a GeForce GTX 1060.

“Ao treinar a GAN a ‘enganar’ a rede a pensar que uma imagem é real, nós conseguimos imagens reconstruídas que são muito mais consistentes,” explicou o pesquisador Kazunosuke Ikeno.

O GAN utilizado pelos cientistas consiste em dois algoritmos: um primeiro que reconstrói imagens sem as nuvens, e um segundo que compara as imagens do primeiro algoritmo com imagens reais.

Os dois algoritmos, portanto, “competem” entre si automaticamente, sem a necessidade de uma grande quantidade de dados, resultando em imagens extremamente realistas sem as nuvens.

Os modelos foram treinados em um PC com uma GeForce GTX 1060 usando o sistema Ubuntu. No futuro, os pesquisadores querem usar a técnica para detectar outros objetos além de nuvens, como estradas e rios e imagens aéreas.

Veja mais informações no blog da NVIDIA.

Sobre a NVIDIA

A invenção da GPU pela NVIDIA (NASDAQ: NVDA) em 1999 provocou o crescimento do mercado de jogos para PCs, redefiniu a computação gráfica moderna e revolucionou a computação paralela. Mais recentemente, a aprendizagem profunda via GPU abriu caminho para a AI moderna – a próxima era da computação – com a GPU atuando como o cérebro dos computadores, robôs e carros autônomos que percebem e entendem o mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo