Brasil,

Porto Alegre lança licenciamento automatizado de antenas para tecnologia 5G

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Conexis
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Novo sistema analisa e emite a licença na hora. O presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, destacou a importância da mudança para a chegada do 5G no país.

Porto Alegre é a primeira cidade do país a oferecer a Licença na Hora para instalação ou renovação de Estações Rádio Base (ERBs) para transmissão de sinal de internet. A solicitação é feita pelo portal de licenciamento e um sistema automatizado analisa a documentação e expede a autorização na hora. Antes, apesar da entrada e saída do pedido serem digitais, havia uma análise humana.

“Agora é tudo digital. A Licença na Hora é mais um avanço na legislação que se tornou referência no país”, define o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

A desburocratização do processo de licenciamento de antenas, fundamental para que o sinal de internet chegue a todos os cidadãos, começou em 2018, com a criação da chamada Lei das Antenas. Considerada por especialistas uma das melhores legislações municipais sobre o tema, a Lei 838/2018 permitiu a adoção do modelo de auto licenciamento, com a declaração do responsável técnico.

O prazo de tramitação da licença reduziu de dois anos para apenas um dia, acabando com a demanda represada e permitindo a expansão da estrutura de antenas. Desde 2019, foram emitidas 272 licenças na Capital. Agora, a autorização é automática: o responsável técnico faz a solicitação pelo portal, apresenta os documentos e assina o termo de responsabilidade. O sistema analisa e expede a licença.

O avanço na legislação transformou a cidade em referência nacional no licenciamento de ERBs, abrindo caminho para a tecnologia 5G. Porto Alegre conquistou em 2019, 2020 e 2021 o primeiro lugar, entre as capitais brasileiras, no ranking Cidades Amigas da Internet, divulgado pela Conexis Brasil Digital, associação que representa as principais prestadoras de telecomunicações do país.

Outro avanço em infraestrutura é a possibilidade de Porto Alegre ter uma estação transmissora em cada esquina. A prefeitura tem um contrato com a empresa responsável pelas placas de ruas da cidade (Imobi) que permite a instalação de antenas em cerca de 42 mil pontos já disponíveis.

O presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, destacou a importância da nova medida para a chegada do 5G no país. “O 5G vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G e um licenciamento mais rápido vai permitir que as empresas avancem mais rapidamente com os investimentos necessários para que essa nova tecnologia chegue o mais rápido possível aos brasileiros”, disse.

O leilão do 5G está previsto para o início de novembro. “Maior velocidade e estabilidade do 5G vão resultar em melhorias no acesso à internet de qualidade para todos os cidadãos. Para isso, é fundamental termos antenas espalhadas pela cidade para transmitir o sinal”, reafirma Bremm. “Porto Alegre está preparada para receber a tecnologia 5G”, conclui o secretário.

Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar