Brasil,

Como proteger seus filhos dos perigos dos smartphones

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Manuel Quilarque
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Como proteger seus filhos dos perigos dos smartphones

Telegram, Whatsapp e até mesmo Twitch: plataformas de fácil acesso no celular das crianças sofreram ataques recentes. A ESET traz algumas dicas úteis sobre como manter os dispositivos de seus filhos seguros

Muitas crianças têm um smartphone que usam para compartilhar anotações, jogar, participar de novos desafios nas redes sociais, ou mesmo para assistir às aulas, se forem feitas virtualmente. E isso pode representar insegurança para os pais, devido aos diversos perigos existentes na internet. Dentre os mais recentes, temos exemplos de vazamentos de dados na plataforma Twitch e cibercriminosos que utilizam o Telegram.

“Além do fato de que se o uso do telefone for deixado a seu critério pode acontecer que as crianças percam o foco e se desviem dos estudos para encontrar atividades mais divertidas em seus aparelhos, também não devemos esquecer as ameaças que as crianças e adolescentes estão mais expostos na Internet, desde cyberbullying à golpes.”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

Felizmente, existem maneiras de reduzir as chances de qualquer um desses cenários ocorrer, aumentando a segurança dos smartphones das crianças e, às vezes, monitorando suas atividades. Por isso a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, a partir de sua iniciativa Digipais oferece um guia para pais sobre segurança em smartphones.

Entre os pontos a se atentar, se destacam:

Senhas: As senhas fortes são a primeira linha de defesa que impedirá que qualquer pessoa acesse os dados armazenados nos vários aplicativos usados ​​pelas crianças. Elas devem ser fortes, seguras e seguir as práticas recomendadas ao criar senhas. Para o processo de criação de senhas fortes e implantação de hábitos de segurança adequados, você pode visitar o guia da ESET para criar senhas fantásticas, divertidas e fortes. O uso de um gerenciador de senhas também pode ser considerado; Isso tornará todo o processo mais fácil e as crianças não terão que digitá-las manualmente toda vez que navegarem nos aplicativos em seus smartphones.

Bloqueio de tela: Da mesma forma que as senhas, o uso do bloqueio de tela impede que pessoas aleatórias acessem seus dispositivos. Este é um processo pelo qual você deve orientar imediatamente seus filhos assim que eles obtiverem seus primeiros smartphones. Especialmente porque se seus smartphones forem deixados sem supervisão - ou perdidos - e não estiverem devidamente protegidos, alguém pode ver suas mensagens privadas ou fotos e vídeos, e até mesmo circular algum conteúdo que poderia ser usado para cyberbullying. Existem várias opções de bloqueio, desde uma senha e padrões de bloqueio até senhas biométricas.

Instale uma solução de segurança: Sua próxima etapa deve ser proteger os smartphones dos seus filhos usando uma solução de segurança confiável. Isso pode protegê-los da maioria dos tipos de ameaças que podem encontrar online, incluindo links duvidosos de fontes desconhecidas que redirecionam para um site malicioso que pode infectar seus dispositivos com malware ou induzi-los a fornecer suas credenciais. As crianças tendem a ser especialmente ingênuas, então softwares legítimos podem ajudá-lo a ficar tranquilo sabendo que seus filhos estão bem protegidos.

Ative a opção Encontre meu dispositivo e limpar remotamente: As crianças podem perder seus celulares e, como medida preventiva, é melhor ter a opção "encontre meu dispositivo" instalada e ativada antes de entregar o dispositivo. Os dois principais sistemas operacionais de smartphones, Android e iOS, oferecem suas próprias soluções e alguns fabricantes de smartphones oferecem até sua própria versão. No caso de não conseguir recuperar o telefone, alguns softwares de segurança trazem a opção de limpar remotamente o telefone do seu filho.

Controle dos pais: O controle dos pais pode ser uma ferramenta útil para dar às crianças liberdade suficiente para usar seus smartphones, enquanto permite que os pais monitorem suas atividades e estabeleçam limites saudáveis ​​enquanto os ensinam a navegar com segurança na Internet e usar a tecnologia em geral. Eles permitem que você estabeleça limites de tempo para aplicativos ou bloqueie-os completamente, filtre conteúdo potencialmente malicioso e impróprio para a idade, limite os mecanismos de pesquisa a resultados seguros e protegidos, e os pais podem até receber relatórios sobre as atividades que seus filhos realizam, entre outras coisas.

Educação: Para criar hábitos de cibersegurança adequados, é melhor acompanhá-los ao longo da jornada e explicar cada etapa, seja configurando a tela de bloqueio, fazendo um brainstorming para escolher uma senha juntos ou explicando o valor das soluções de segurança. Com isso em mente, é importante estimular o diálogo, não evitar discutir sobre os vários aspectos das redes sociais e os perigos que elas podem representar.

“Embora à primeira vista você possa pensar que algumas dessas dicas parecem bastante óbvias, as soluções mais simples tendem a ser as mais negligenciadas. Seguindo essas dicas, você pode proteger os dispositivos de seus filhos e ajudar a promover hábitos adequados de cibersegurança que os ajudarão a ter uma vida mais segura e privada.”, conclui o especialista da ESET América Latina.

Digipais é uma iniciativa promovida pelo Safer Kids Online da ESET, que visa acompanhar pais e professores no cuidado de crianças na Internet, de forma a sensibilizar para os riscos e ameaças no mundo digital. Neste espaço são fornecidos materiais para o processo de aprendizagem, diálogo e supervisão, para disponibilizar os conhecimentos necessários para auxiliar os mais pequenos no uso das novas tecnologias. Para saber mais sobre os perigos que as crianças enfrentam online, visite Digipais.

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar