Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista aponta dicas para reorganizar as contas pós compras excessivas pela internet na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Lodi
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Professora e Coordenadora dos Cursos da área de Administração do Cesuca, Caroline Chagas Prates, orienta alternativas para mudar o cenário das compras por impulso

Com o isolamento social e poucas alternativas do que fazer nestes dois anos de pandemia, a população acabou recorrendo ao mundo virtual como forma de distração, e entre as atividades que cresceram na pandemia estão as compras pela internet, registrando um índice de 68% de crescimento, segundo pesquisas*.

Entretanto, grande parte dessas compras registradas pelos consumidores foram desnecessárias, sem de fato precisarem do item. A coordenadora dos cursos da área de Administração do Cesuca, Caroline Chagas Prates, explica que o comércio eletrônico cresceu substancialmente no período de pandemia, pois acabou sendo uma das únicas alternativas de muitas empresas continuarem com os seus negócios.

“Isso fez com que houvesse investimentos em redes e na ambientação das plataformas utilizadas, bem como em marketplace o que tornou as compras online mais fáceis, práticas e eficientes e, consequentemente, mais atrativas sendo utilizadas muitas vezes para realização de compras por impulso”, destaca.

Para organizar essas compras realizadas em excesso e finalizar o ano com as contas quitadas, a professora do Cesuca apontou algumas dicas, confira abaixo.

Entender o tamanho da dívida e os prazos para pagamento. O primeiro passo é organizar em uma planilha de Excel ou até mesmo um simples “papel e caneta” todos os gastos até o momento e prazos de pagamento. O ideal é comparar as entradas de receitas (renda) com as saídas (gastos), período por período, e se a conta não fechar, ou seja, gasta-se mais do que recebe-se, deve-se primeiramente tentar "cortar" o que ainda pode ser cortado. Ressalta-se também que é indicado que ao menos 30% da renda seja guardada sempre que possível, para eventuais emergências.
Renda Extra. Uma segunda alternativa para ajudar no momento, é pensar em um aumento de renda, entre as opções estão vendas de produtos pessoais que não estejam mais em uso, por exemplo.
Aplicativos de comércio eletrônico. Neste momento, os aplicativos e o comércio eletrônico pode deixar de ser o "vilão" e auxiliar na captação de renda extra também.
Evitar parcelamentos de cartões. O parcelamento do cartão de crédito deve ser evitado devido as taxas de juros elevadas, o que pode piorar as dívidas futuras ao invés de auxiliar na quitação

A docente explica ainda as consequências financeiras dessa nova forma de consumir. “Com a facilidade das compras online e as estratégias de marketing cada vez mais fortes buscando compreender o comportamento do consumidor, é necessário que haja um controle dos custos ainda mais detalhado pelo indivíduo ou família, do contrário, o endividamento será crescente. O aumento do desemprego aliada ao aumento da taxa de endividamento remete a um cenário em que muitas vezes o que é prioritário não poderá ser adquirido em detrimento de aquisições supérfluas”.

Por fim, a professora ressalta também que nos dias atuais a educação financeira na formação da criança e do adolescente é de extrema importância para mudar este comportamento de alto índices de endividamento da população.

“As pessoas precisam aprender desde criança ter o controle das entradas e saídas e identificar o que realmente é necessário. Gastos desnecessários causam o endividamento. No momento, as pessoas devem tentar buscar a felicidade e o prazer no convívio diário com a família, amigos, colegas de trabalho mesmo que muitas vezes este contato ainda seja virtual. Invista no que te trará retorno financeiro, como educação e formação continuada”, finaliza.

*Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, sobre compras pela internet na pandemia.

Sobre o Cesuca – Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2018, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cesuca.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar