Brasil,

Dürr expande primeira aplicação de IA para as linhas de pintura disponível para o mercado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Barbieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Dürr expande primeira aplicação de IA para as linhas de pintura disponível para o mercado

Inteligência artificial para selagem e robôs já existentes

Identificar causas de defeitos, definir a programação ideal de manutenção e melhorar os processos de fabricação: até agora, a inteligência artificial só tornava isso possível em uma linha de pintura equipada com robôs de última geração. Agora, no entanto, a Dürr está expandindo de maneira considerável o escopo de suas aplicações de IA com a capacidade proporcionada pelo software de análise da família de produtos DXQ para selagem. Além disso, uma solução de interface exclusiva possibilita, pela primeira vez, integrar robôs de linhas de pintura já existentes.

As fábricas da indústria automobilística têm uma vasta quantidade de dados latentes sobre processos de fabricação, matérias-primas e produtos. O segredo para aproveitar esse ativo é a conectividade – em outras palavras, ter a interface certa no nível de controle para receber as informações fornecidas por robôs, fornos, sistemas de eletrodeposição catódica ou tecnologias de transportadores em primeiro lugar.

O aumento da qualidade da aplicação e da disponibilidade da fábrica com o uso de tecnologias modernas de TI envolve o registro de dados relevantes das máquinas, como posições de eixos e temperaturas ou eventos como alarmes e horários de início e término de programas, em tempo real e carregando-os em um banco de dados. “Sem esse pré-requisito básico, o software da família DXQ não pode determinar o estado atual dos componentes da fábrica. O objetivo é então combinar isso com dados históricos e aprendizado de máquina para identificar fontes de defeitos antes desconhecidas ou planejar intervalos de manutenção de maneira precisa”, explica Jens Häcker, vice-presidente de Control Systems da Dürr.

Conectividade para fábricas já existentes

Embora a demanda por aplicações digitais seja alta, os operadores de fábricas já existentes enfrentam restrições porque a maioria de seus sistemas não tem conectividade, e a interface certa para aquisição de dados está disponível apenas na geração mais recente de robôs da Dürr. Nos modelos anteriores, robôs de outros fabricantes e tecnologias fora da aplicação de pintura não podiam ser conectados. A Dürr, porém, encontrou uma forma de levar conectividade a quase todos os robôs e áreas comuns.

Informações detalhadas de todas as etapas do processo

A solução é um adaptador fabricado com componentes de hardware e software, que podem se conectar a todas as atuais tecnologias de barramento de campo e fornecer dados com a alta resolução temporal necessária, da ordem de milissegundos. O adaptador é oferecido pela Dürr em cooperação com a Techno-Step, especialista em sistemas para diagnóstico e análise de dados de processos, que faz parte do Grupo Dürr desde 2020. “Dessa forma, os operadores conseguem ler os dados disponíveis dos sensores e atuadores de suas fábricas já existentes e integrar todo o espectro das áreas – desde o pré-tratamento, passando pela aplicação e chegando à tecnologia de transportadores – em um único software analítico. Com o DXQequipment.analytics, eles têm uma perspectiva detalhada das várias etapas dos processos e todos os sistemas envolvidos ao longo de toda a cadeia de valor”, afirma Jens Häcker.

Conhecimento especializado em engenharia mecânica e TI

O pacote de software DXQequipment.analytics inclui o módulo Advanced Analytics. Até então, trata-se da primeira solução pronta para o mercado a fazer uso da inteligência artificial (IA) para aumentar a eficácia geral dos equipamentos da linha de pintura. A Dürr expandiu esse módulo para a selagem adaptando os modelos de IA que analisam dados dos robôs e dos processos aos requisitos específicos dessa área. Para enfrentar esse desafio, a Dürr utilizou seus vastos conhecimentos especializados em tecnologia de produção e processos de fabricação na indústria automotiva e um alto nível de conhecimento digital. Juntos, futuramente, esses conhecimentos possibilitarão o uso da IA para identificar com precisão as fontes de defeitos em um estágio inicial ao aplicar materiais de alta viscosidade e para definir as programações ideais de manutenção. Um exemplo é a identificação de bicos entupidos. O material de selagem obstrui parcialmente o bico de aplicação, alterando o jato do material e causando defeitos de qualidade que exigem retrabalho para que sejam corrigidos. Ao contrário das tecnologias de controle convencionais, o software DXQ identifica esse defeito e permite uma intervenção antecipada.

Sobre a Dürr

O Grupo Durr tem marcado presença direta desde 1964 no Brasil, atualmente emprega 300 funcionários. Durr Brasil Ltda com sede em São Paulo, comercializa a maioria dos produtos do portfolio do grupo. Entre suas principais atividades estão sistemas completos de Pintura em regime chave na mão, mas também serviços, modificações e modernizações de instalações existentes não somente na indústria automobilística mas também outros setores industriais na América do Sul. Seus clientes incluem fabricantes automotivos, sua cadeia de fornecedores, e também indústria em geral. Na Durr Brasil também são oferecidos treinamentos e ensaios no centro de testes de aplicação de pintura, colagem, e vedação. Adicionalmente a Durr Brasil é responsável pela Schenck RoTec com tecnologia de balanceamento. O grupo HOMAG produz máquinas e equipamentos para a indústria madeireira. Opera a fábrica, escritórios de vendas e assistência técnica (HOMAG Indústria e Comércio de Máquinas para Madeira Ltda) em São Paulo. AGRAMKOW do Brasil produz sistemas de enchimento e equipamento de testes para refrigerantes, ar condicionado e bombas de aquecimento fabricadas em São Paulo e pertence ao grupo Durr.

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / indústria 4.0. Seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes e economia de recursos em diversos setores industriais. O Grupo Dürr fornece para setores da indústria como, automotiva, mecânica, química, farmacêutica, tecnologia médica e indústria de madeira. Em 2020, gerou receitas de vendas de € 3,32 bilhões. A empresa conta com 17.000 funcionários e está presente em 121 localidades, situadas em 33 países. Desde Fevereiro de 2021, a empresa Teamtechnik, especialista em automação também faz parte do grupo. O grupo atua no mercado com as marcas Dürr, Schenck, e HOMAG, por meio de cinco divisões:

Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura ,instalações de montagem final, equipamentos de testes e enchimento de fluídos para a indústria automotiva, sistemas de montagem e teste para aparelhos médicos.
Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos
Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão, sistemas de redução de ruídos e linhas de protetivos para baterias
Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento e diagnóstico
Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e equipamentos para processamento de madeira


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar