Brasil,

Vale a pena instalar o DPS em casa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Dispositivo de baixo custo favorece a proteção de aparelhos elétricos e eletrônicos contra descargas elétricas, principalmente em épocas de chuvas

A primavera e o verão são estações propícias a tempestades, raios e oscilações na rede elétrica. O liga-desliga, tão comum nesse período do ano, pode queimar os equipamentos eletroeletrônicos da sua casa e para evitar que isto ocorra vale a pena investir num cuidado extra: a instalação de um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS).

O DPS custa poucos reais, se comparado ao preço da maioria dos eletroeletrônicos utilizados no dia a dia. É responsável por proteger equipamentos contra descargas atmosféricas e instabilidades na rede elétrica. Sua instalação num imóvel não é obrigatória, conforme normas, porém muitas concessionárias de energia elétrica recomendam o uso do dispositivo.

A equipe de engenharia da fábrica de materiais elétricos da Tramontina informa que o DPS minimiza a chance de queima de aparelhos de TVs, refrigeradores, notebooks e outros equipamentos que estão ligados à instalação elétrica, pois evita que tensões elétricas indesejadas cheguem aos equipamentos.

Modelos para cada necessidade

A Tramontina informa que o DPS pode ser encontrado nas seguintes classes:

· Classe I - geralmente é instalado no ponto de entrada de uma edificação, sendo indicado para áreas altamente expostas às descargas atmosféricas ou providas de SPDA - Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica, conhecido como para-raios;

· Classe II – normalmente instalado no quadro de distribuição e serve para descargas atmosféricas indiretas, aquelas que ocorrem perto da área de edificação ou redes elétricas;

· Classe III - oferece uma proteção complementar, devendo ser instalado próximo aos equipamentos a serem protegidos.

Os DPS são especificados conforme a sua capacidade de suportar a correta elétrica de uma descarga atmosférica, que é medida por quiloampere (kA) e há uma variedade de opções no mercado. A linha de DPS da Tramontina, por exemplo, está disponível em cinco versões (15 kA, 20 kA, 45 kA, 60 kA e 90 kA), com tensão de utilização de até 275 V – atendendo redes de 127V ou 220V. Os modelos da empresa trazem um diferencial: possuem um indicador frontal na cor verde, que muda para vermelho quando chegar o momento de sua substituição.

A Tramontina recomenda que tanto o DPS como os demais itens que compõem a instalação elétrica sejam dimensionados por um eletricista, engenheiro ou técnico da área elétrica. O profissional fará uma análise de quais e quantos dispositivos de proteção são necessários, além de prever futuras reformas e ampliações das instalações.

Tramontina, o prazer de fazer bonito

Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente em tornar a vida das pessoas cada vez melhor. A pequena ferraria fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911, no sul do Brasil, deu origem a um grupo que hoje conta com 10 unidades fabris e mantém a vocação centenária de encantar com gestos simples.

O segredo para manter a essência está em acreditar nas pessoas. A Tramontina valoriza cada um dos mais de 10 mil funcionários para que entreguem ao mercado produtos funcionais e com estilo, que inspiram o dia a dia e estimulam experiências para gerar valor e satisfação a clientes, consumidores e comunidades.

Tudo isso é traduzido nos mais de 22 mil itens que carregam valores de uma marca única. Utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis são fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 120 países.

É no fazer bonito que a Tramontina e as pessoas se encontram. Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável por meio do programa de gestão ambiental. Muito prazer, Tramontina!

Saiba por que a fábrica de materiais elétricos da Tramontina faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise de mais de 45 anos na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos. 2018 marcou a entrada da marca no segmento de lâmpadas LED e, em anos anteriores, a empresa investiu em linhas de disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 43 mil m², conta com 13 células de injeção de alumínio e 15 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 3.300 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar