Qualificação gratuita em combate à fraude de identificação digital registra alta procura
Startup Combate à Fraude está abrindo uma nova turma a cada 30 dias; mais de 3 mil pessoas já receberam a certificação de prevenção a fraudes de identificação digital e Compliance
A crescente demanda e a dificuldade das empresas em contratar profissionais qualificados em prevenção a golpes digitais motivou a startup Combate à Fraude a criar, no segundo semestre deste ano, uma certificação gratuita.
O treinamento capacita profissionais a criar e adequar processos para evitar fraudes de identificação digital em transações digitais, documentação e contratação de terceiros.
A intenção da startup era abrir novas turmas a cada 60 dias, mas com a alta procura registrada, inscrições para novos grupos estão sendo abertas em um intervalo de 30 dias.
Segundo Leonardo Rebitte, fundador da Combate à Fraude, o aumento dos golpes virtuais contra empresas, potencializado pelos recentes vazamentos de dados que expuseram informações e até imagens de RGs, CPFs e CNHs de milhares de brasileiros, geraram uma maior preocupação das companhias para adotar medidas antifraude. “Isso é, sem dúvida, o motivo para a grande procura pela certificação”, define Rebitte.
Até o momento, cerca de 3 mil pessoas foram capacitadas e a meta da startup é emitir mais de 7 mil certificações até o final deste ano.
Dirigida a profissionais das áreas de Risco, Crédito, Segurança da Informação, Compliance, Finanças e Jurídica, a certificação capacita os profissionais a identificar e reduzir as irregularidades em aprovações de cadastros on-line de pessoas físicas e jurídicas e quaisquer outras transações pela Internet em que seja necessário receber e validar documentos de forma eletrônica.
Além de preparar profissionais para ajudar as empresas a mitigar o risco de falsificação de identidade em transações virtuais, o treinamento também aborda as exigências regulatórias específicas para uma companhia estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Luiz Henrique Oliveira, que trabalha como especialista de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) no Nubank, é um dos participantes que receberam a certificação de combate à fraude.
Ele conta que buscava aprimorar seu conhecimento na área de KYC (Know Your Customer) que tem como uma das funções avaliar se o perfil do cliente é compatível com suas movimentações financeiras, assim como monitorar as origens dos recursos financeiros.
“Tudo o que aprendi sobre documentoscopia, Fraud ID e outros pontos são muito importantes para o bom desempenho na minha função”, conta.
Inscrições abertas para a terceira turma
Com vagas limitadas, a terceira turma do curso está com inscrições abertas até amanhã, dia 28. Para mais informações, os interessados podem acessar este link (www.combateafraude.com/caf-academy).
Cortar o mal pela raiz
A maioria dos participantes do treinamento é composta por profissionais que atuam em bancos, fintechs e no setor de comércio eletrônico.
Segundo Rebitte, para essas empresas que fazem transações online, como abertura de contas, solicitações de empréstimos e vendas de produtos e serviços, uma das formas mais eficazes para diminuir as tentativas de fraudes de golpistas que usam identidades falsas é ter um processo de onboarding confiável.
“Validar o cadastro eletrônico de pessoas, ou seja, a identificação do usuário antes mesmo dele entrar para o sistema é fundamental. Uma empresa só vai ter fraude se o seu sistema de onboarding for falho”, aponta Rebitte.
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